Juara (MT), 15 de dezembro de 2017 - 05:42

? ºC Juara - MT

Economia

29/03/2017 16:06 Acesse Notícias

Aumento do consumo de peixes na Quaresma anima o comércio em Juara

A Quaresma começou e com ela também teve início a movimentação nas vendas de pescados. Com as prateleiras abastecidas com os mais variados tipos de peixes, especialmente o Matrinchã, os estabelecimentos comerciais esperam um aumento considerável de vendas nesse período.  

No mercado de peixes em Juara, a espécie mais procurada é o Matrinchã que custa em média R$ 25 o quilo. Segundo a coordenadora da colônia Z-16, Adriana Monteiro. A coordenadora comenta que as maiorias das pescas são feitas no Rio Arinos, como os outros rios estão cheios, os pescadores tem dificuldades em pescar.

A coordenadora justifica que os pescadores amadores não estão atrapalhando no comércio de peixes pelo fato das ilhas estarem alagas e os mesmo não conseguem acampar. Adriana afirma que no período em que os rios estão mais baixos, as pescas amadoras são aumentadas.

Com relação ao pagamento dos seguros aos pescadores do ano de 2017, a coordenadora da colônia Z-16 comenta que os pagamentos foram feitos dentro do prazo sem nenhum atraso. Adriana informa que os pescadores estão buscando receber os valores do biênio referente à 2015/2016.

“O cadastro dos associados estão atualizados. Nossa única dificuldade é com relação à emissão da Declaração de Pesca Individual (DPI), que foi paralisada pelo governo.” Comentou.

Cada pescador tem o direito de pegar uma DPI por semana, totalizando quatro ao mês, para assim declarar o pescado. A declaração é necessária para poder constar que o pescador está realmente trabalhando na atividade.

Adriana Monteiro adverte que os pescadores devem estar procurando a colônia no prazo de um mês antes de seu aniversário para poder atualizar a carteirinha de pescador (RGP).

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo