Juara (MT), 25 de junho de 2017 - 18:37

? ºC Juara - MT

Economia

05/05/2017 13:13 Folha Max

Carne fica mais barata aos consumidores

Os preços médios da carne bovina e de frango recuaram, respectivamente, 4% e 3,34% em abril deste ano comparado com os valores praticados em janeiro. É o que aponta pesquisa feita junto aos estabelecimentos varejistas de carnes em Cuiabá, realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgada esta semana. 

Apesar de a carne bovina registrar maior percentual de queda no custo ao consumidor, o frango continua mais barato no varejo local do que a “proteína vermelha”. “A relação carne de frango/carne bovina ainda é favorável para a proteína das aves, visto que atualmente esta se encontra em 3,69 qui-los de frango para cada quilo de proteína bovina, acima da média histórica, de 3,56 kg”, comparam os analistas do Imea no boletim semanal. 

Os analistas consideram ainda que a competição por preços e a tendência do consumidor ponderar a relação custo/benefício devido ao enfraquecimento do poder de compra refletem nesta redução de preços. “A economia nacional não desfruta de um bom momento e isso reflete diretamente no poder de compra do cidadão, que opta pelo custo/benefício na hora de escolher qual proteína animal vai levar”. 

O cenário pressionou para baixo os preços das duas proteínas no 1º quadrimestre deste ano em Cuiabá, aponta o Imea. A auxiliar de vendas de uma casa de carnes na Capital, Elen Letícia Cândido dos Santos, confirma que a crise econômica impactou no consumo de carnes e que a desconfiança gerada pela Operação Carne Fraca acentuou a diminuição de clientes nos açougues. “O consumo diminuiu, tanto de carne bovina quanto de frango, mas o preço não”.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo