Juara (MT), 18 de outubro de 2017 - 13:32

? ºC Juara - MT

Economia

06/05/2017 09:15 Agro Noticias

Prefeitura construirá 50 tanques de piscicultura em Sinop

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) estão dando suporte à novos criadores de peixe no município de Sinop. As atenções estão voltadas à, pelo menos, 50 novos criadores que passarão, em breve, a desenvolver a atividade de piscicultura.

Recentemente, foi realizado um treinamento para esses novos produtores, dando-lhes orientações de como aplicar, corretamente, as técnicas de criame de peixes. De acordo com o veterinário da Sedec, Flávio Venceslau, a atividade é rentável, mas é necessário desenvolvê-la de forma correta. “Seria muito fácil eu cavar um tanque, colocar água e soltar os peixes dentro, mas não é assim que funciona”.

O secretário da pasta, Daniel Brolese, explica que, os 50 tanques que serão construídos, são oriundos de uma licitação que está sendo feita em cima da liberação de uma emenda parlamentar do deputado Estadual Silvano Amaral.

Outro grande parceiro da piscicultura, em Sinop, é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que vem acompanhando e capacitando os que já desenvolver essa atividade no município. O criador Marcos Fernando Vieira da Rocha, que emprestou sua fazenda de peixes para a realização do curso, está no ramo há oito meses e se diz bastante satisfeito.

“Entrei nessa atividade como hobby. Mas o que mais me chamou a atenção foi ser um produto de fácil comercialização e de pouca mão de obra”, aponta o piscicultor que, também, desenvolve outra atividade empresarial e que, ainda, está pagando o investimento feito.

O zootecnista e instrutor do Senar, Willys Martins, explica que, ao todo em Sinop, são sete piscicultores em atividade. Ele revela que a rentabilidade é bastante alta. “O peixe sai do tanque à um preço médio de R$ 8 e chega ao mercado à um preço médio de R$ 16”, aponta dizendo que toda a produção é consumida pelo mercado interno e que, a cada carregamento feito são, pelo menos, 12 toneladas.

Nos tanques já existentes, são criados piau, matrinxã e pintado. A intenção é que os novos criadores sigam os mesmos padrões de alevinos no início de suas atividades.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo