Juara (MT), 23 de outubro de 2017 - 21:34

? ºC Juara - MT

Economia

21/08/2017 15:35

Juara registra crescimento econômico no agronegócio

Durante os nove dias da  25ª Expovale, várias empresas de diversos setores, especialmente do ramo do agronegócio, tiveram a oportunidade de divulgar seus serviços e mostrar o potencial que a região do Vale do Arinos possui para fomentar economia.

Leizier Farias (Mineiro), que é gerente de uma empresa no ramo de máquinas e implementos agrícolas, ressaltou durante entrevista para a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que olhando para o cenário econômico brasileiro, o setor do agronegócio é o que enfrenta menos problemas. Segundo o gerente, em comparação com as vendas no mesmo período do ano passado, houve um aumento de 34%. Ele reforçou que devido à migração da pecuária para agricultura, o faturamento no agronegócio vem aumentando gradativamente.  “Nós nunca tivemos um momento tão bom como estamos tendo agora”. Observou.

Chegando recentemente na região, Rafael Severo que é gerente de uma empresa voltada para produtos agropecuários, avaliou que tanto Juara como os municípios vizinhos têm um grande potencial agrícola. Segundo ele, as melhorias nas estradas como trevo de Tabaporã e a ligação até Alta Floresta, fomenta o comércio do agronegócio.  Rafael ainda sugeriu que é interessante o município contar com mais uma planta frigorifica, para evitar que fique centralizado apenas com uma empresa. O gerente comunicou que as vendas feitas chegaram a 1 milhão de reais durante os dias de exposição, ele ainda disse que a logística e o preço do frete atual, são os principais empecilhos enfrentados.

O diretor comercial da VMX, Roberto Olszewski, informou que no ano passado a empresa recebeu aproximadamente 45 mil sacas de milho, e para essa safra, o valor chega próximos à 400 mil sacas, um aumento de 885% em 12 meses. O maior volume de produção é recebido do município de Porto dos Gaúchos. Além do milho, a armazenagem é feita de outros grãos como a soja, arroz e agora a produção própria de farelo de soja e milho pré-gel. A estrutura do grupo oferece a capacidade de receber até 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) sacas, sendo a maior estrutura de armazenagem de grãos da região. 

Segundo Roberto, Porto dos Gaúchos planta atualmente aproximadamente 215 mil hectares (ha), com possibilidade de chegar a 400 mil (ha). O município de Juara está plantando 89 mil (ha), com capacidade de chegar há 550 mil hectares. Unindo o potencial de produção de Porto e Juara, os totais de hectares a serem plantados somados chegam há 950 mil hectares. Para o crescimento, o diretor comercial avalia que depende da lucratividade do setor. Ele acredita que nos próximos cinco anos, a região deve crescer ainda mais.

Para Silvio Marcio, que é gerente comercial no ramo de vendas de maquinas e implementos agrícolas, o município de Juara está em uma região privilegiada por ter duas atividades econômicas fortes, como a pecuária e agora a agricultura. Ele ainda relatou que vários produtores estão arrendando e comprando áreas na região. “O que está sustentado o país é o agronegócio, e nós estamos no meio dele, não tem o que reclamar e sim o que comemorar”. Disse.

Walter Zacarkim, diretor comercial no ramo de vendas de máquinas agrícolas, enalteceu que “a agricultura é o maior negócio do mundo”. Essa afirmação é feita analisando o atual momento econômico em que o país vem passando. Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil, com aproximadamente 75% do total, além de ser o maior produtor nacional de carnes e grãos.

Com a vinda da agricultura para a região de Juara, a arrecadação de impostos do município irá aumentar, uma vez que a produção agrícola também contribui com o aumento de emprego e renda.  

 

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo