Juara (MT), 15 de dezembro de 2017 - 05:15

? ºC Juara - MT

Economia

09/10/2017 10:09 Acesse Notícias

Frigorífico de peixes está autorizado a vender somente nos mercados de Juara por falta de acordo intermunicipal

O frigorífico de peixes de Juara está apto, abatendo e abastecendo o mercado local dentro das normas legais, mas por falta de um acordo intermunicipal, os produtos não podem ver vendidos nas cidades vizinhas.

A cooperativa de peixes de Juara está batendo com documentação e inspeção de acordo com as normas legais, onde veterinários acompanham esse trabalho e também o secretário de agricultura de Juara Mauro Dirame, explicou Leandro Gasques do Conselho Fiscal da COOPERARINOS a reportagem a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias.

Os abates de peixe são feitos de acordo com a demanda. Nesse momento, não existe uma escala de abate organizada, por conta da falta de demanda, portanto os produtores vêm fazendo esse abate, onde produtores estão sendo treinados, explicou.

Oficialmente foram realizados três abates, com todos os tipos de cortes. Gasques citou como exemplo, o peixe pintado que é oferecido ao mercado em postas, banda com pele para assar, filé inteiro ou picado. O peixe Tabatinga também é oferecido com escama ou sem escama, desossado inteiro, banda desossada, e porções picadas.

Esses produtos estão disponíveis no mercado de Juara e são colocados de acordo com a demanda.

A estimativa é de que até o momento, cerca de duas toneladas de peixe foram entregues no mercado local para ser consumido de forma segura pela população.

Gasques explica, que os mercados estão sendo grande parceiros e a própria população está aceitando o produto. Atualmente a cooperativa reúne 30 cooperados, tipos e produzindo são apenas produtores contando as cidades do Vale do Arinos.

Leandro Gasques lembra, que houve um período em que os piscicultores estavam bastante desanimados, mas esse quadro mudou diante das conquistas, e agora, existe a segurança do comércio dentro do município de Juara, pois o consumo da carne de peixe está melhorando.

As vendas regionais ou estaduais não estão permitidas por hora, mas Leandro disse, que aguarda por parte das prefeituras das cidades vizinhas e também de Juara, um acordo intermunicipal, que permitam vender esse produto nos municípios vizinhos e que outros produtos dos vizinhos, possam ser vendidos em Juara, e esse comércio, depende desse acordo, explicou.

O produto produzido pelos piscicultores de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos são abatidos em Juara e só podem ser vendidos em Juara, para atender a lei e não pode voltar para cidade de origem, porque depende desse acordo para que consigam expandir as vendas em outros municípios, melhor explicou.

Gasques acredita, que em média, a médio prazo poderá ser investido recursos no novo abatedouro, para produção para comercializar ao menos dentro do Estado do Mato Grosso.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo