Juara (MT), 10 de dezembro de 2018 - 15:29

? ºC Juara - MT

Economia

19/02/2018 07:16 Acesse Notícias

Bucha Vegetal pode oferecer boa renda a pequenos produtores de Juara. Saiba como

A secretaria de agricultura de Juara pretende divulgar técnicas de cultivo da bucha vegetal, por ser uma atividade lucrativa para os pequenos proprietários rurais de Juara e região.

Entrevista rádio Tucunaré/sites Acesse Notícias o secretário Mauro Dirami explicou, que assumiu a secretaria de agricultura vem demonstrando aos produtores as vantagens do cultivo do maracujá e da bucha vegetal, pelo baixo custo de implantação.

Assim que assumiu o cargo de Secretário agricultura na cidade de Tabaporã, implantou o projeto e contatou que funciona e com uma rentabilidade muito boa, e por isso está fomentando essa atividade de cultivo em Juara também.

O mercado para Bucha vegetal é muito grande, está aberto porque precisam do produto para poderem industrializar, explicou.

Um casal de investidores em Tabaporã revela que o problema não é mercado, mas a matéria-prima, por isso está estimulando os produtores rurais a plantarem, pois é uma grande oportunidade para vender o produto aqui perto, garante o secretário.

Técnica de plantio

Para fazer o plantio é simples, explica o secretário. “Planta-se em sacolinhas de terra ou direito, 3 sementes e depois que nascerem, você escolhe a que estiver mais vigorosa mais forte”, orientou.

Adubação

Adubação é feita com calcareamento na cova com espaçamento entre linhas de 3 metros entre plantas de 5.

Plantio e infra-estrutura

Um fio de Arame ou cruzado e ela cresce por cima. Esteticamente o arame cruzado fica mais bonito, mas você vai ter um custo maior, com o volume de arame e madeira que são necessários, explicou.

A infra-estrutura básica para o pode seguir a mesma do cultivo do maracujá.

Quando a muda estiver com quatro ou cinco folhas, soltando ponta de rama é o momento de fazer o plantio na terra.

Apesar de todas essas técnicas, se faz necessário a existência de água perto no local, pois a recomendação é que exista a água próximo, como uma forma de fazer a irrigação, pois no período de seca será importante ter uma irrigação por gotejamento de baixo custo, cerca de 2 mil reais por hectare.

A empresa que industrializa fornece as sementes gratuitamente, informou o secretário.

Tempo até a colheita

Da plantação até a produção o tempo estimado é de 6 meses. Qualquer área pode ser feita o plantio da bucha vegetal, ou seja, arenosa, com ou sem calcário, com ou sem relevo.

Mercado

O mercado mais próximo hoje está em Tabaporã, pois o casal que industrializa está comprando toda bucha vegetal da região.

A fábrica montada possui todas as redes exigências da vigilância sanitária inclusive com o laboratório, para fazer análise de solo, porque cada lote que é vendido, deve ser feito análise, por que é produto de consumo humano.

Se o produtor quiser montar uma fábrica no mesmo ramo de atividade, poderá montar uma indústria e colocar ela direto no mercado consumidor, explicou.

Assistência e orientação

Quem quiser começar a plantar já com garantia de venda para Tabaporã, pode procurar a secretaria de agricultura e solicitar as sementes e orientações técnicas e também no departamento jornalístico da Rádio tucunaré que estará à disposição de quem precisar de informações.

Preços

A venda é feita por dúzia e classificada pelo tamanho: P M G

A bucha grande está sendo comprada ao valor de 23 a 25 reais a dúzia da bucha Grande

A bucha média de 15 a 20 reais

Bucha pequena de 10 a 15 reais

Uma estratégia é dividir uma área em dois ou três lotes para ter lucro o ano todo, sugere o secretário.

Capacidade de produção

Um hectare de terra pode produzir 1.500 dúzias em média, pois depende do capricho e cuidado de cada um, disse o secretário.

No distrito de Paranorte, duas pessoas iniciaram o plantio e outras pessoas estão interessadas, contou Diramme.

Colheita

A colheita da bucha vegetal é muito simples e ocorre quando estiver com a casca amarelada. Uma lavagem com três ou quatro águas se faz necessário e depois colocar para secar em local de sombra.

Cuidados

Os inimigos naturais são poucos, como percevejos ou vaquinhas que atacam as folhas da bucha, mas são insetos simples de controlar. Tipos de fungo também existem, citou Mauro.

Mais informações para quem se interessar

(66) 3556-3335 ou Ligar diretamente para o secretário Mauro Dirami: (66) 99603 5359.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo