Juara (MT), 20 de outubro de 2019 - 02:43

? ºC Juara - MT

Economia

02/10/2019 10:48 Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Em Juara PM flagra cerca de 30 animais morrendo de fome por negligência do produtor e INDEA se manifesta. Veja vídeo

O longo período de seca tem causado prejuízos importantes para a atividade pecuária, especialmente a produtores que não estão atentos para essa situação e não evita o sofrimento animal.

De acordo com as orientações do médico veterinário Francisco Valtênio Sales, popular Chiquinho do INDEA, explicou a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que a legislação atual é bastante rigorosa na cobrança do bem-estar animal e que nem todos os produtores estão atentos para evitar tais sofrimentos de sede e fome.

Segundo o veterinário, aumentaram muito as denúncias sobre produtores que deixam faltar pastagens e alimentação a seus animais.

Em períodos de seca é necessário tratar o animal com ração e o produtor precisa se preparar com antecedência para esse período.

“Existem penalidades sobre produtores relapsos”, alerta o técnico.

A questão sanitária é muito rigorosa, porque a imunidade dos animais desnutridos causa prejuízos e por isso Chiquinho alerta aos produtores, que não comentam essa infração.

De acordo com a legislação o técnico do INDEA aplicará as penalidades em desacordo com o artigo 14 da lei 2486, que trata do maus tratos ao animais.

Outras denúncias que estão chegado ao órgão são em relação ao transporte, que devem estar nas condições ideais para os animais e o transportador também poderá ser penalizado pelo artigo 15, explicou.

Nos últimos dias, a polícia militar de Juara denunciou uma propriedade, onde animais estavam praticamente mortos de fome. Vejas as imagens mais abaixo nessa matéria.

Ouça a entrevista com Chiquinho do INDEA: 

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo