Juara (MT), 24 de abril de 2017 - 19:29

? ºC Juara - MT

Juara

12/04/2017 16:48 Acesse Notícias

Tríduo Pascal será iniciado nessa quinta-feira (13) com celebrações simultâneas em igrejas católicas de Juara

A semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela teve inicio no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

O Pároco, Padre Vagno, explica que na quinta-feira (13), terá inicio ao Tríduo Pascal, que é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Vigília Pascal, vérpera do Domingo de Páscoa.

Padre Vagno justificou que para esse ano será celebrado o Tríduo Pascal ao mesmo tempo na Igreja Matriz, na comunidade Nossa Senhora de Fátima e na Comunidade Santa Terezinha para inserir os três polos do município de Juara no período que antecede as comemorações de Páscoa.

O inicio simultâneo será na quinta-feira a noite, a partir das 19:30h com a celebração da instituição da eucaristia e com a missa de Lava Pés. É uma celebração que inicia na quinta-feira a noite e termina na manhã de domingo de ressureição.

Na sexta-feira a noite, as também as 19:30h, o padre comenta que será feito mais uma alteração onde visa acompanhar o momento de Cristo na via- sacra.

Todas as paroquias se encontrarão na praça dos colonizadores, onde os jovens estão preparando uma encenação da via-sacra que é o exercício que consiste a representação da caminhada de Jesus ao carregar a cruz pelo monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

No sábado, os fieis participarão da grande vigília pascal que é considerado a celebração maior de fé que terá inicio as 17:30h nas comunidades a festa da ressurreição que é marcada pelo tema “A Noite de Alegria Verdadeira”.

Já no último dia, no domingo de manhã as 06:30h será celebrado a alvorada da ressureição que será a única missa no domingo. A realização também será de forma simultânea nos três lugares, Matriz São José, Comunidade Santa Terezinha e Nossa senhora de Fátima.

 Nesse período, os católicos fazem a tradicional confissão que é uma reconciliação no sacramento da penitencia ou sacramento do perdão que envolve a remissão de pecados perante um padre ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo. Durante a semana passada foi feito mutirões para fazer ao atendimento, porém na quinta-feira (13) o atendimento será feito durante todo o dia.  

O Padre Vagno, anunciou que para as pessoas que queiram se confessar na quinta-feira e sexta-feira após a celebração, ele estará disponível para fazer o atendimento.

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo