Juara (MT), 22 de agosto de 2017 - 13:40

? ºC Juara - MT

Juara

14/06/2017 15:28 com Indea

Médico veterinário do Indea em Juara fala de sanções para quem não comunicou sobre vacinação da aftosa

O médico veterinário do Indea, Francisco Salles (Chiquinho) enalteceu o trabalho da Rádio Tucunaré que esteve divulgando a etapa de vacinação contra a febre aftosa. O prazo para fazer a comunicação para o Indea se encerra hoje (quarta-feira, dia 14), após ser prorrogado por duas vezes.

Chiquinho explicou que depois de feito um levantamento, foi constatado que aproximadamente 150 propriedades não realizaram o registro de vacinação, por esse motivo uma equipe saiu a campo para verificar e orientar os pecuaristas para que façam a comunicação.

Quem passar do prazo de comunicação ficará bloqueado para fazer a comercialização pelo prazo de 30 dias ou o dobro dos dias em que deixou de fazer o registro. Com relação aos que não fizeram a vacinação dentro do prazo, os mesmos receberão a visita de um técnico do Indea que irá notificar o mesmo sobre a não comunicação além de acompanhar presencialmente a vacina que o proprietário deverá fazer.

Segundo relatou o médico veterinário, muitos produtores tiveram dificuldades em regularizar o saldo em especial na hora de por o sexo do animal e quantidade que apresentou divergências nas apresentações. “Aquele que não veio ainda deve fazer sua regularização, porque a partir de 1º de julho será feito a autuação das pessoas que não bateu gado que está registrado no Indea”. Advertiu.

Para os que fizeram a regularização, os mesmos devem retirar o Guia de Trânsito Animal (GTA) antes de fazer a comercialização dos animais e quem comprar deve exigir o GTA pelo fato de a fiscalização estar cada vez mais rigorosa.

Brucelose

Já a primeira etapa anual de vacinação contra brucelose, segue até 30 de junho. Devem ser vacinadas fêmeas com idade de 03 a 08 meses. A vacinação precisa ser feita uma única vez. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de julho, nos escritórios do Indea.

É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 08 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V7. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo