Juara (MT), 22 de agosto de 2017 - 13:41

? ºC Juara - MT

Juara

16/06/2017 16:03 Acesse Notícias

Médico Francisco de Assis Domingues explica inovações do Hospital São Lucas de Juara

O médico Francisco de Assis Domingues concedeu entrevista ao vivo no quadro do Repórter Tucunaré na edição do dia 16, para falar sobre as inovações do Hospital e Maternidade São Lucas de Juara.

O médico informou, que agora o Hospital São Lucas está oferecendo a seus pacientes a cirurgia por vídeolaparoscopia, que é uma cirurgia menos invasiva feita com sondas especiais. A cirurgia conhecida como “céu aberto” (em linguagem popular), é quando é feito o corte com bisturi.

A cirurgia por videolaparoscopia preserva as estruturas externas até chegar no local desejado, introduzindo uma sonda de fibra ótica e realiza a cirurgia por monitor, ou seja, pela televisão, onde o cirurgião vai usando as pinças sem colocar a mão dentro do abdômen do paciente.

Os benefícios para o profissional que está fazendo a cirurgia são de uma cirurgia mais limpa e para o paciente menos riscos, além do custo pós-operatório também ser menor, porquê a recuperação é mais rápida, porém alguns tipos de casos precisam ser feitos pelo método tradicional, pontuou.

Sobre a manutenção dos trabalhos do Hospital São Lucas, o médico Francisco de Assis relatou, que sempre teve dificuldade em manter esse trabalho, porque a cidade tem 33 mil habitantes com renda per capita baixa, “somos obrigados a ter uma estrutura, que de segurança para o paciente e também para os profissionais poderem trabalhar e dar qualidade de atendimento”, disse.

Sobre as dificuldades, o médico explicou porque cancelaram convenio com o SUS. “Quando o Hospital atendia pelo SUS, passamos 13 anos sem receber reajustes nos serviços mesmo assim acabamos investindo bastante dentro do hospital mas com ajuda dos colegas médicos e compramos os equipamentos de mamografia, tomografia computadorizada, colonoscopia, centro de respiração de UTI, RX Digital , etc”, disse.

Apesar de todas as dificuldades, a luta é para manter o hospital aberto e isso deve-se aos profissionais médicos, de Juara, pois sendo estabelecidos aqui, querem o bem da cidade e claro, que tem amor pelo trabalho do hospital e não medem esforços e o Espírito de colaboração deles é que determina esse trabalho, explicou.

Hospital São Lucas recebe todo e qualquer profissional da saúde que queira trabalhar em sua unidade desde que comprovada a sua especialidade documentalmente, sempre recebe o médico.

A única coisa que o médico precisa apresentar são as comprovações de que ele é um médico especialista em alguma área, pois os Conselhos exigem que os hospitais cobrem essa documentação, mas não existe nenhum outro impedimento, explicou. Para dar um exemplo dessa cobrança, dr Francisco disse que, “se o médico aparece dizendo que é urologista, por exemplo, ele precisa comprovar que é apresentando o seu título de especialização”.

Ao encerrar a entrevista, o médico lembrou que vai continuar lutando para manter Hospital aberto com o apoio que tem dos colegas e dos funcionários e que todo equipamento, que hoje Juara possui nesse hospital, a cidade não comporta devido ao número de habitantes, mas a maior dificuldade é atrair novos médicos apesar de estar sempre convidando e chamando novos médicos para Juara, concluiu.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo