Juara (MT), 15 de dezembro de 2017 - 05:23

? ºC Juara - MT

Juara

11/10/2017 16:20 Acesse Notícias

Fórum da Comarca de Juara capacitou mediadores e conciliares

Foi realizada na última segunda-feira, dia 09, na sala de audiência do Fórum da Comarca de Juara, a certificação para seis conciliadores mediadores do centro judicial de conciliação.

Por enquanto eles fazem um trabalho voluntário, e de acordo com o gestor, o Tribunal de Justiça está regulamentando os honorários que deverão ser pagos. Eles receberam esses certificados após terem passados por um período de supervisão durante aproximadamente um ano.

Praticamente todo tipo de conflito poderá ser tratado em sessões de conciliação e mediação, antes de iniciado um processo na justiça competente. Por exemplo, família, partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, questões de direito do consumidor, contratos não cumpridos ou mesmo acerto de constas de forma mais rápida, questões de vizinhas e entre outros.  

De acordo com o gestor judiciário, Irineu Batista Filho, as causas que mais tem a demanda são na área da família que tem pensão alimentícia, guarda dos filhos, regulamentação de visitas, e entre outros.

Flávio de Freitas, que é um dos mediadores conciliadores, revelou que a experiência está sendo boa, uma vez que ele e seus colegas poderão contribuir com a resolução de conflitos entre as pessoas.

O objetivo do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) é a restauração do diálogo, restabelecendo o relacionamento amistoso e estimulando na percepção da necessidade um bom acordo para ambas as partes.

Diferentemente da resolução judicial na qual a decisão é dada pelo Juiz, na conciliação/mediação as partes são autoras de suas próprias soluções e decisões, ou seja, o judiciário devolve a elas o poder de decidir como compor o acordo.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo