Juara (MT), 17 de dezembro de 2017 - 02:00

? ºC Juara - MT

Juara

01/12/2017 16:49 Fonte: Acesse Noticias com informações: Agência Brasil e Unaids Brasil

Dia Mundial de Combate à AIDS: Doença cresce na população jovem no Brasil

Nesse dia 1ª de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. O “dezembro vermelho”, como é conhecido desde 1987, existe para alertar a humanidade para um dos maiores problemas da saúde pública, onde a doença já matou mais de 35 milhões de pessoas, 1 milhão delas somente em 2016.

Das 4.500 novas infecções por HIV em adultos em 2016, 35% ocorreram entre jovens de 15 a 24 anos, no mundo todo. No Brasil, de 2006 a 2015, a taxa de detecção de casos de AIDS entre jovens do sexo masculino com 15 a 19 anos quase que triplicou (de 2,4 para 6,9 casos por 100 mil habitantes) e entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou (de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes). Os números são do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

“Não precisa ser só no dia 1º, o mês dezembro vermelho. Eu acho que nossa vida é todo dia. Então quem é portador, evitar passar para outras pessoas e quem não é portador, evitar pegar a doença. Prevenção e sexo seguro é o que realmente funcionam”, frisou o médico do CTA, Dr. Aroldo Hatanaka durante o Quadro de Entrevistas da rádio Tucunaré.

O médico anunciou que durante todo o mês várias campanhas serão feitas visando orientar a população sobre a importância constante da prevenção.

Na região do Vale do Arinos, foram diagnosticados 139 pacientes sendo 20 somente este ano, em tratamento a quantidade é de 110. “E óbito, não em Juara mais em outras regiões, onde pacientes tratam em outros municípios e vem para Juara, tivemos esse ano seis óbitos”, informa.

Os números são parciais e de acordo com o Aroldo, a quantidade pode ser ainda maior, uma vez que várias pessoas não buscam os atendimentos necessários. “Muitas pessoas tem o vírus, algumas sabem outras nem querem saber”.

Outro problema enfrentado é com relação ao preconceito, onde assim como outros temas contemporâneos, a Aids e outras doenças também fazem parte desse grupo que sofre de intolerâncias constantes. “Um exemplo comum é a obesidade. Uma pessoa que sofre de sobrepeso acaba sendo segregada”, comenta.

Ao contrário de outras doenças que apresentam lesões expostas, a Aids é uma enfermidade silenciosa. O médico afirma que o CTA realiza trabalhos igualitários onde campanhas de conscientização são feitas constantemente visando orientar sobre a importância da prevenção.

O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença porque a cura da AIDS ainda não foi descoberta. “A previsão de funcionamento da medicação é de dez anos, porque com o passar do tempo, pode existir mutação do vírus”.

“A pessoa portadora do vírus é sadia. Ela tem vida normal, trabalha normal, come normal. Não tem nenhuma alteração na sua rotina diária. Agora, a medida que a quantidade de vírus vai aumentando, o paciente acaba tendo uma destruição do glóbulo branco, que a gente chama de CD4, que é comandante da resposta de proteção. Então imagina um exercito sem comandante. Isso acarreta que a imunidade fica deficiente, é ai onde começa a aparecer os sintomas”, explica.

Dr. Aroldo frisou que os exames são abertos para toda a comunidade não sendo necessário apresentar nenhum diagnóstico ou sintoma.

Ele reforça que o método mais seguro para a prevenção é a informação, que através do conhecimento, as pessoas passam se previr. A prevenção é outro método para evitar adquirir o vírus.

O que é a doença

Aids, na sigla traduzida do inglês, significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A doença se manifesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana, também traduzido da sigla em inglês.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo