Juara (MT), 25 de maio de 2018 - 05:41

? ºC Juara - MT

Juara

03/02/2018 10:52 Acesse Notícias com assessoria e informações do site Só Notícias

EPE se reuniu com Unemat de Juara para sanar dúvidas sobre implantação de usina no município

Na noite de quinta-feira, 31, foi realizada na Unemat Campus de Juara uma reunião entre representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que está fazendo os estudos para implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira em Juara, juntamente com acadêmicos e profissionais da universidade estadual que fizeram diversos questionamentos sobre assuntos variados.

O professor Oseias Neves, um dos organizadores do encontro, avaliou que várias dúvidas foram esclarecidas e outras não. Ele observou que o projeto está em fase inicial, quando estão sendo feitas as entregas dos estudos de impacto socioambiental.

Sobre o posicionamento da universidade ele disse que “é difícil falar sobre posicionamento da instituição, porque a instituição é composta por uma multiplicidade de opiniões de professores”, pontuou.

Oseias Neves informou que alguns professores e alunos são críticos nos fatores positivos e negativos, onde são questionados quais serão os impactos para as populações locais, economia municipal, saúde, segurança pública, patrimônio cultural, terra indígena, possíveis alagamentos de propriedades rurais, contingente de trabalhadores, cujo número está previsto em 2 mil no pico dos serviços, segundo o professor.

Saulo Augusto, professor universitário e representante do Conselho de Montagem do Museu do Vale do Arinos, revelou que os trabalhos para buscar manter os materiais arqueológicos estão sendo intensos para evitar que sejam perdidos em possíveis alagamentos das áreas.

Ele explicou que é obrigatório ser feito o resgate arqueológico em um canteiro de obra de usina em qualquer parte do país “isso é lei federal”. Quando é feito o trabalho de resgate, Saulo esclarece que a empresa contratada envia o material para o museu mais próximo que tiver a autorização do Iphan.

“Como nós ainda não temos o museu, se essas escavações acontecerem mês que vem, nós perdemos todo o material que seguirá para o museu mais próximo autorizado pelo Iphan, que no caso é Cuiabá, onde tem dois ou três autorizados”, avisou.

O professor ponderou que não é apenas uma questão de material, mas também um valor financeiro que segundo ele, a usina é obrigada a repassar para fazer a estruturação do museu para receber essas peças. “Nós perdemos duas vezes quando a gente atrasa o processo de implantação do museu, primeiro, perder o nosso material arqueológico que faz parte da história de nosso município e segundo, perder também, valores financeiros que são destinados para guarda e manutenção dessas peças”, comunica Saulo Augusto.

Estudos para implantação da UHE Castanheira em Juara

Durante essa semana, o secretário André Luís Torres Baby formou uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para analisar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a possível implantação da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Castanheira, prevista para ser construída no Rio Arinos, em Juara.

Conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União, a equipe será composta por uma socióloga, que coordenará os trabalhos, dois engenheiros florestais, duas biólogas, um geólogo e um engenheiro sanitarista. Segundo o documento, o grupo terá prazo de seis meses para emitir um parecer técnico referente aos estudos realizados.

As audiências públicas para apresentação do EIA/RIMA da UHE Castanheira serão realizadas no dia 21 de março, em Novo Horizonte do Norte, e 22 de março, em Juara.

A EPE

A EPE – Empresa de Pesquisa Energética – é uma empresa do Governo Federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pelos estudos do planejamento energético do país. A missão da EPE é olhar para o futuro, avaliar quanto o país vai precisar de energia e estudar as alternativas para que essas necessidades sejam atendidas da melhor forma.

Conforme revelado pelo release da empresa, “por melhor forma, entenda-se equilibrar a melhor técnica, o maior rendimento, o menor custo e o menor impacto socioeconômico e ambiental. O EIA e o RIMA da UHE Castanheira são exemplos desses estudos”, conclui.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo