Juara (MT), 22 de junho de 2018 - 22:00

? ºC Juara - MT

Juara

12/02/2018 09:16 Acesse Notícias

CTA/SAE de Juara reforça campanha preventivas de doenças sexualmente transmissíveis. Conheça os índices do Vale do Arinos

A Secretaria de Saúde de Juara através do CTA/SAE – Centro de Testagem e Aconselhamento realiza trabalho intensivo de prevenção contra doenças preventivas no período carnavalesco.

A enfermeira do CTA Taty Hernandes, concedeu entrevista a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, para falar sobre os trabalhos durante o período de carnaval.

Um planejamento foi feito pela equipe de saúde, para o período de carnaval, que iria acontecer na praça, mas como não haverá a festa pública, o planejamento foi modificado e os informativos e a entrega de preservativos estão acontecendo em todos os bares da cidade, borracharias e demais locais onde se concentram jovens masculinos.

Os locais que realizaram eventos de carnaval particulares também estão sendo visitados, onde são deixados caixas de preservativos e informativos para que os foliões usem. “A intenção é prevenir doenças sexualmente transmissíveis”, disse Taty.

O período carnavalesco deixa as pessoas mais eufóricas e se houver um descuido podem esquecer dos cuidados preventivos para se evitar as doenças, lembra a enfermeira.

Índices

A enfermeira informou, que é preciso usar preservativo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, que vem aumentando a cada dia. Pessoas infectadas com HIV Aids são mais de 800.000 no Brasil e em Mato Grosso no ano de 2012 existia 180 casos de HIV diagnosticados, mas 640 em 2017, portanto o índice vem aumentando não somente em Juara, mas também em nível de Brasil.

No estado de Mato Grosso em 2016 foram 5 casos diagnosticados e em 2017 foram 22 casos de HIV diagnosticados.

No Vale do Arinos, casos de HIV, e isso pode acontecer com qualquer pessoa, e o se evitar é fazer sexo seguro, lembro Taty.

Atualmente existem 140 casos diagnosticados, mas que segue em tratamento no CTA de Juara são 115 pessoas.

As pessoas que não estão fazendo tratamento é porque não aceitam fazer o tratamento, pois elas recebem ao serem diagnosticadas, toda a orientação necessária e recebem também o direito ao sigilo e ao tratamento, disse a enfermeira.

A doença Sífilis vem aumentando com o passar dos anos em todo Brasil. Em 2017 foi constatado em Juara 12 casos em gestantes e 33 casos em adultos e o tratamento que é feito com medicação Benzetacil é abandonado por muitas pessoas por ser dolorido, mas a enfermeira Tati alerta, para que os pacientes realizem o tratamento corretamente, porque enquanto o vírus não for totalmente erradicado, essas pessoas infectadas elas continuarão transmitindo a doença para outras pessoas.

A hepatite B são mais de 300 casos no Vale do Arinos.

Para mostrar a gravidade do assunto Tati disse que as pessoas esquecem que não existe apenas o HIV, mas doenças sexualmente transmissíveis tão graves quanto aIDS, quando cantadas corretamente.

O teste rápido de HIV estão sendo realizados em todas as unidades de saúde tais como PSF e postos de saúde a livre demanda ou seja, sendo maior de idade pode pedir para fazer o exame


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo