Juara (MT), 25 de setembro de 2018 - 13:52

? ºC Juara - MT

Juara

13/02/2018 07:28 Acesse Notícias

Juara: Empresa de eletrificação entregará nesse ano as ligações elétricas do Programa “Luz Para Todos”

Após anuncio do Dep. Oscar Bezerra de que várias propriedades rurais foram aprovadas a receberem energia elétrica em Juara, após trabalho de cadastramento elaborado por técnico que ele enviou as comunidades, a grande expectativa passou a ser em relação a entrega do serviço, ou seja, a ligação elétrica na propriedade.

Leia: Oscar Bezerra anuncia mais 181 ligações de energia através do programa "Luz para Todos " em Juara- Veja Lista de nomes

O engenheiro elétrico Wirlisbeste Salvador Cavalari, proprietário da empresa terceirizada que presta serviço de eletrificação rural para a Energisa, concedeu entrevista exclusiva na manhã desse dia 12 a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, a fim de dar informações sobre as ligações de energia elétrica, que foram aprovadas no projeto luz para todos.

O procedimento adotado por essa empresa é o que preconiza ANEL, onde a pessoa faz a solicitação de ligação de energia junto a Energisa de Juara e a partir de então, a empresa visita o local para conhecer a necessidade desse solicitante. No momento existem dois programas: Universalização da energia e Luz Para Todos, explicou.

A ligação feita pelo programa de Universalização de Energia, não há necessidade de a pessoa estar residindo no local onde será ligada à energia, porém vai receber o ponto de transformador, mas nem o transformador ele recebe, disse.

O engenheiro chama atenção para esse caso, pois se se o proprietário tiver um transformador ele não receberá outro através do programa Universalização de Energia.

No programa Luz Para Todos se houverem cinco casas dentro da propriedade, as propriedades serão atendidas, e serão colocadas mais três bicos de luz e as tomadas dentro de cada, explica o engenheiro.

Geralmente isso é feito nos assentamentos e nas comunidades próximas a cidade tais como o Barbosinha, Casulo, citou ele como exemplo.

Existe um outro procedimento, onde a partir de 2019 Juara estará no programa universalizado, ou seja, onde todas as propriedades município terão um ponto de energia.

Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos já estão aptos, pois estão universalizadas desde 2016. Após o pedido registrado em 45 dias eles estão sendo atendidos”, explicou o engenheiro.

No caso de Juara, no momento o município ainda atende pela Luz para Todos, e assim, demora 90 dias para o programa realizar o pedido.

BANCO DA TERRA

O caso do banco da terra foi encaminhado para Energisa através do projeto de universalização e então, prefeitura realizou um trabalho, que passou o banco da Terra para o projeto Luz para Todos num período muito rápido, então agora, a fase da compra do material para essas pessoas está acontecendo e em breve estará ligada.

Essa mesma situação se aplica aos proprietários da região de Paranorte sentido Porteira Branca, onde também estão incluídos no Luz para Todos.

ITAPAIÚNAS

A linha destinada a região da Porteira Branca vai atender os proprietários da região Itapaiúna. Nesse caso de Itapaiúna, não será atualizado a linha 13.8 que passa lá perto, porém a qualidade de energia dela está muito ruim e para fazer uma rede nova saindo de Juara até Itapaiúna fica muito caro e em Paranorte essa linha está vazia, então vai dar para atender todo mundo, inclusive o pessoal de Itapaiúna, mas ela virá por cima, explicou o engenheiro.

Essa linha vinda por cima, tem pouco desmate e é uma rede nova sem interrupções.

Para as pessoas terem uma ideia, a qualidade pode ser comparada às redes de energias que estão próximas aqui da cidade de Juara”, disse.

JAÚ

A rede do Jaú não está com boa qualidade, porque está um pouco longe, então será necessário recambiar, para poderem pensar em investimentos em Agronegócios em suas propriedades, explicou.

A rede do Jaú ficará como está e se o pessoal pedir aumento de carga, será para melhorar, mas não haverá aumento de consumidores nesse momento”, informou.

ESPERANCINHA

O pessoal da Porteira Branca, linha Esperancinha, descendo para Itapiúna será uma linha de 34 mil Volts, o que é da subestação de Nova Bandeirantes, que é uma linha vazia e vai poder atender todos, informou.

Ligação em 2018

Pela ordem, os assentamentos receberão em seguida Itapaiúnas, porém praticamente todos juntos e até o final de 2018 todos estarão com energia e suas propriedades, anuncia o engenheiro Salvador.

É importante deixar claro, que no Assentamento só receberá a energia, quem está morando na terra pois aqueles que não estavam em sua propriedade não receberão, anunciou.

Os que não forem atendidos terão que pedir energia através do programa de Universalização, assim orientou Salvador.

A partir de dezembro de 2019 em 45 dias, esse que ficou sem ser atendimento por não estar em casa no dia do cadastro estará sendo atendido, mas pode ser que dê tempo de atender em 2018.

PARANORTE

Em Nova Monte Verde foi construído uma subestação para atender aquela região e então, para levar linha daqui até lá que são 123 km e a qualidade ficaria melhor e assim, a linha de Nova Monte Verde será viabilizada para poder tirar os motores diesel, que estão atuando em Paranorte e a linha do local é muito boa e vai poder atender todos”, informou Salvador.

Sobra de energia

Juara possui um único transformador de 15 megawatts que servia a Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte enfim, toda a região que está eletrificada ruralmente até a gleba Mercedes.

Ao longo do tempo, conseguimos colocar mais um transformador de 15.000 kwa para que esse transformador atenda área rural de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte e Tabaporã, ou seja, hoje eles têm um transformador só para eles e Juara possui um só para ela de 15.000 dizer que temos disponibilidade de energia para montar qualquer tipo de indústria em Juara.

Um novo frigorífico será montado em Novo Horizonte do Norte e o prefeito Silvano solicitou estudo prévio pedindo a disponibilização de energia desde 2017 com linha nova, e temos energia para atender, encerrou.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo