Juara (MT), 16 de novembro de 2018 - 17:10

? ºC Juara - MT

Juara

03/11/2018 10:20 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Juara: Conheça as principais ações das Vereadores Marta Dalpiaz e Ulliane Macarena em dois anos de mandato

Dia 2 de novembro a Rádio Tucunaré iniciou uma série de entrevistas com os vereadores de Juara para que cada um faça um balanço das atividades parlamentares em dois anos de mandato.

As vereadoras Marta Dalpiaz (MDB) e Ulliane Macarena (PSB) estrearam com muitas informações relevantes. 

A vereadora Eliane Macarena iniciou dizendo que está à disposição para ouvir as demandas da população, e entende que os legisladores representam a voz do povo e por isso, procura sempre a população antes de tomar qualquer atitude. 

A vereadora Marta Dalpiaz considera sua atuação como vereadora mais um aprendizado em sua vida. No primeiro ano de mandato, o parlamentar aprende desde que se interesse, e como ela assumiu o compromisso de defender os direitos da população, age sempre pautando pelo que a população espera. “O vereador antes de tudo, tem obrigação fiscalizadora e, portanto, nenhum Vereador vai entrar e fazer obras, mas cobra e acompanha o Executivo para o bom uso do dinheiro público”, disse. 

Em sala de aula os jovens cobram a professora Marta na condição de parlamentar, mas ela sabe que embora seja uma professora de história e que precise ensinar os alunos sobre política, consegue muito bem, separar o ensino de política partidária, explicou. “Tenho uma preocupação de não dissociar o meu discurso da minha prática”, explicou Marta. 

Marta lembrou criação do Legislativo em caçar uma prefeita foi no sentido de proteger os interesses da população, nos de que o gestor não comprometa o município. 

Essa posição independente norteou os vereadores a criarem uma CPI e posteriormente uma comissão processante que cassou a prefeita Luciane Bezerra. 

Hoje, o Prefeito Carlos Sirena tem outro olhar para a câmara de vereadores e vê os parlamentares como parceiros, onde leva suas propostas para serem discutidas, ressaltou a parlamentar. “Carlos sempre se reúne com os vereadores mostrando as propostas que o Executivo envia e discute os projetos de lei, antes que vão para votação e assim, ele enxerga os vereadores como parceiros e não como parlamentares que querem atrapalhar. Precisamos de poderes que se respeitem”, disse Marta. 

Ação parlamentar das vereadoras tem sido incansável no sentido de buscar na capital bom relacionamento com o governador e tentar conquistar recursos e resolver problemas e as duas vereadores criticaram a atuação do atual governador Pedro Taques, pela falta de coerência entre o que ele fala e o que ele faz. Como exemplo ambas citaram, que solicitaram inúmeras vezes o médico perito para Juara, mas muito foi prometido e nada feito, ela acredita que o novo governo deva ser diferente, está cansada de ouvir promessas, informar a população e depois o governo não cumprir. 

Na avaliação da vereadora Eliane Macarena, os primeiros anos como parlamentar foram de muita turbulência, mas devido o vínculo e amizade entre os vereadores, recebeu o apoio dos colegas no momento em que assumiu a presidência da CPI, enfim, o trabalho foi feito em parceria e a transparência e justiça foram os principais ingredientes, para que a população pudesse compreender sobre as irregularidades que estavam ocorrendo. “A comissão parlamentar de inquérito me ensinou muito”, disse Ulliani. 

Ulliane lembrou que foi muito criticada na época, devido o trabalho de investigação, mas conseguiram sair dessa situação “e o resultado está aí para toda população”, ressaltou. 

Como parlamentar uma das maiores dificuldades que encontra é atender da forma como gostariam os populares, porque nem tudo depende dos vereadores e sim, do executivo realizar. Muitas vezes o que o povo quer não vai de encontro com o que o legislativo pode fazer, disse. 

Entrevista completa você ouve aqui.

 

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo