Juara (MT), 19 de janeiro de 2019 - 07:14

? ºC Juara - MT

Juara

09/01/2019 11:22 Acesse Notícias/Rádio Tucunaré

Termina no próximo dia 10 de janeiro, o prazo para comunicação no Indea da vacina contra brucelose

Termina no próximo dia 10 de janeiro, o prazo final para a comunicação da vacina contra brucelose, vacina aplicada nas femeas bovinas com idade de 03 a 08 meses, e a não comunicação ocasionará em transtorno, ou seja, cancelamento da Guia de Transporte Animal (GTA).

O chefe do Indea de Juara, Marcio Rogerio Dreher explica que muitos pecuaristas já compareceram na unidade para comunicar o registro de comprovação da vacinação de seu rebanho, e alerta os que ainda não vacinaram para concluírem o processo até o dia 10.

Ele alertou ainda que após a aplicação da vacina, o animal deve ser marcado com ferro cadente no lado esquerdo da cara com o numero 9, último algarismo do ano corrente, que corresponde a 2019.

A vacinação contra a brucelose é realizada em duas etapas, sendo as duas com duração de 06 meses, onde a primeira se inicia no mês de janeiro e a outra, e serve para previr o rebanho bovino e bubalino.

A Brucelose (brucellasp) é uma zoonose, que pode ser transmitida ao ser humano, causando patologias severas, como febre contínua, intermitente ou irregular; cefaleia, sudorese profusa, calafrios, artralgias, depressão, perda de peso e mal-estar generalizado, complicações osteoarticulares - sendo a mais comum a sacroilite; infecções geniturinárias, sendo a orquite e a epididimite as mais comuns, além de casos de aborto em mulheres; ou seja, é uma preocupação de saúde pública.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo