Juara (MT), 23 de abril de 2019 - 18:47

? ºC Juara - MT

Juara

04/02/2019 08:54 Acesse Notícias

Programa jovem aprendiz encaminhou 350 jovens para mercado de trabalho em Juara

O programa jovem aprendiz que é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem Lei 10.097/00 com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

Em Juara, o programa encaminhou um total de 350 jovens com idade entre 14 a 18 anos para o mercado de trabalho. Ao ingressar no mercado de trabalho, esse jovem é registrado em carteira como aprendiz e recebe um percentual de meio salário mínimo.

Na empresa, o jovem cumpre uma jornada de 04 horas de trabalho de segunda a quinta feira na empresa e 04 horas no programa.

O contrato entre o jovem aprendiz e a empresa pode ser reincidindo a qualquer momento, se caso ele tiver sérios problemas no âmbito escolar ou ainda cometer atos infracionais grave no âmbito social, sendo esses critérios legais do programa.

O programa funciona integralmente durante todo ano, através de um processo continuo conforme disse Claudemir Marques que coordena o programa em Juara.

Esses jovens só terão direito a férias depois de 01 ano e 04 meses de trabalho com carteira assinada com todos os direitos adquiridos em lei, conforme explicou o coordenador.

Claudemir ressaltou que não faltam vagas no mercado de trabalho, porém, as empresas, ou seja, o empregador não quer capacitar esses jovens, o que é feito através do programa jovem aprendiz, que já entra  apto a exercer sua função nas mais diversas áreas no mercado de trabalho.

O primeiro passo é a solicitação da empresa, em seguida a capacitação através do programa. Neste ano em Juara, somente um empresa solicitou cerca de 40 jovens para entrevistas, sendo 20 pessoas do sexo masculino e 20 do sexo feminino, enfatizou Claudemir.

Ele disse que ai depende da forma de expressão e força de vontade de cada jovens e como eles se destacam durante a entrevista para serem contratados, isso depois de passar por uma seleção completa.

 

 

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo