Juara (MT), 06 de dezembro de 2019 - 01:28

? ºC Juara - MT

Juara

26/11/2019 05:00 Acessenoticias

Conforme Empaer, as mulheres são responsaveis por 50% da retirada diária dos 40 mil litros de leite produzidos em Juara

O município de Juara, situado ao noroeste de Mato Grosso, na região do Vale do Arinos tem como fontes econômicas de grande potencialidade, a criação de gado e agricultura que são considerados o carro chefe.

A produção cafeeira vem surgindo como uma nova alternativa de renda econômica para pequenos, médios e grandes produtores com grande avanço e promete alavancar o setor econômico.

Juara possui ainda a bacia leiteira que fomente o laticínio, que por sua vez comercializa seus produtos derivados do leite em vários comércios da região.

Ao todo, segundo Alzamir de Oliveira, médico veterinário da Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensao Rural – EMPAER local, Juara possui cerca de 200 produtores de leite que na sua totalidade produzem 40 mil litros de leite diário, sendo praticamente 50% oriundo da função feminina, enquanto seus esposos trabalham em outras ocupações.

O preço pago por litro tem variações entre R$ 1,00 a R$ 1,10 (um real e dez centavos), contudo, se torna uma renda extra ao produtor que ganha também por qualidade do leite retirado em sua propriedade, que uma vez pequena, não consegue sobreviver do gado de corte.

Linhas de créditos:

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) oferece ao pequeno e médio produtor da bacia leiteira, linhas de créditos específicos para custeio de sua produção, mas, no entanto, ele precisa cumprir requisitos básicos para ter acesso ao financiamento.

Os requisitos são apresentar todos os documentos pessoais, documentação e sua propriedade as devidas comprovações exigidas pela instituição bancária, juntamente com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que é um documento que identifica o produtor familiar e necessário para que esse agricultor possa participar das políticas públicas para a agricultura familiar, como financiamento da habitação rural e Programa de Aquisição de Alimentos do governo.

“Qualquer pequeno e médio produtor que tiver interesse em adquirir financiamentos para sua produção e tiver dúvidas pode se dirigir a Empaer local que será informado sobre todos os procedimentos cabíveis nesse sentido”, explicou Alzamir de Oliveira. Ouça na íntegra a entrevista sobre o assunto com o médico veterinário Alzamir.


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo