Juara (MT), 28 de maio de 2017 - 17:03

? ºC Juara - MT

Mundo

28/03/2017 16:53 Veja.com

Trump reverte as políticas ambientais de Obama

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira uma ordem executiva que acaba com políticas de proteção ambiental do governo de Barack Obama, com a justificativa de incentivar a criação de milhares de empregos perdidos na indústria do carvão.

Em cerimônia na Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), o presidente chancelou o documento intitulado “Independência Energética”. Na prática, o decreto ordena que a agência comece a derrubar e reescrever o Plano de Energia Limpa instituído na era Obama, além de acabar com outras regras da administração anterior, como a proibição da construção de minas em terras federais.

“Esta é a razão de tudo: trazer de volta nossos empregos e sonhos, tornando a América rica novamente”, declarou Trump, em evento que contou a presença de diversos mineiros, além do vice-presidente Mike Pence. “Nossa administração está colocando um fim na guerra contra o carvão”, disse o presidente.

Entre outros pontos, o texto do decreto remove a obrigatoriedade de que oficiais do governo levem em conta o impacto das mudanças climáticas ao tomarem decisões e dá fim à limitação às emissões de gases em indústrias energéticas. “Estamos acabando com o roubo da prosperidade e reconstruindo o nosso amado país”, afirmou Trump.

A ordem do republicano, porém, não interfere na participação dos Estados Unidos no Acordo de Paris, de 2015, ratificado por 141 nações. Na ocasião, o país se comprometeu a cortar entre 26% e 28% de suas emissões de gases do efeito estufa até 2025, em comparação com os níveis de 2005.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo