Juara (MT), 16 de dezembro de 2017 - 04:08

? ºC Juara - MT

Mundo

05/05/2017 10:18 Veja.com

Coreia do Norte acusa CIA de conspiração para matar Kim Jong-un

O regime da Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira os governos americano e sul-coreano de conspirarem para assassinar o ditador Kim Jong-un, por meio de um ataque com “substâncias bioquímicas”. As tentativas teriam ocorrido em grandes eventos do país, como recentes desfiles militares, e contado com a ajuda de um cidadão norte-coreano, de sobrenome Kim.

Em nota publicada pela KCNA, a agência de notícias do regime, o Ministério de Segurança de Estado afirma que a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estado Unidos) tramou junto ao Serviço de Inteligência da Coreia do Sul para “cometer um atentado terrorista contra a liderança suprema”. A conspiração envolveria o uso de “substâncias radioativas e nano-venenosas”, por ser um método “que não exige acesso ao alvo”.

O comunicado alega ainda que um norte-coreano foi “corrompido e subornado” pelos serviços de inteligência, enquanto trabalhava na Rússia. Ele teria recebido dinheiro e acesso a armas para cometer o “ato de terrorismo patrocinado pelo Estado”. “Esse crime hediondo, que recentemente foi descoberto e destruído pela Coreia do Norte, é o tipo de terrorismo não apenas contra o país, mas contra a justiça e a consciência da humanidade e um ato para destroçar o futuro da civilização”, acusa a nota.

A KCNA não informa detalhes sobre como a suposta conspiração foi descoberta, nem sobre o que aconteceu com o cidadão envolvido. Contudo, a nota aponta que a Coreia do Norte irá “identificar e destruir impiedosamente até o último dos terroristas da CIA dos Estados Unidos e do fantoche que é o Serviço de Inteligência da Coreia do Sul”.

A acusação norte-coreana lembra outra feita recentemente pelos vizinhos do sul, que afirmam que agentes do país ditatorial estavam envolvidos no assassinato do meio irmão de Kim Jong-un, Kim Jong-nam, em fevereiro. O homem, que vivia em exílio, foi morto em um aeroporto da Malásia por meio do uso do agente nervoso XV, uma sustância química altamente tóxica.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo