Juara (MT), 24 de outubro de 2017 - 09:18

? ºC Juara - MT

Mundo

23/09/2017 07:35 Veja Mundo

Irã revela novo míssil e promete aumentar poder militar

O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou nesta sexta-feira que o país reforçará seu poder armamentista. A declaração foi dada durante um desfile militar no qual foi apresentado um novo míssil com alcance de 2 mil quilômetros e capaz de carregar várias ogivas nucleares.

“Vamos desenvolver nossas capacidades militar e de defesa o tanto quanto consideramos necessários”, disse Rouhani no evento em Teerã que celebrava o início da guerra entre o Irã e Iraque, em 1980. “Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria”.

A nova arma, chamada de Khorramshahr, tem capacidade para percorrer distâncias até regimes inimigos do Irã, como Israel e Arábia Saudita. Rohani disse que “gostem ou não, iremos ajudar a Síria, o Iêmen e a Palestina, e iremos fortalecer nossa capacidade balística”.

Teerã reforçou que seu programa balístico é unicamente defensivo. “Nossa potência militar não é concebida para agredir outros países”, reiterou o presidente iraniano.

Rouhani esteve em Nova York nesta semana, onde discursou na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, ele respondeu às críticas de Donald Trump, a quem deu a entender ser um dos “desonestos novatos no mundo da política”. O presidente americano criticou o grande acordo nuclear assinado com o Irã em 2015 por seu antecessor, Barack Obama, e outras cinco potências, considerado por ele “uma vergonha para os Estados Unidos”.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo