Juara (MT), 12 de dezembro de 2018 - 14:44

? ºC Juara - MT

Mundo

02/04/2018 12:25 G1 - Ciência e Saúde

Astrônomos observam a estrela individual mais distante do universo

A estrela individual mais distante no universo foi observada a 9 bilhões de anos-luz da Terra, relata estudo publicado na "Nature Astronomy" nesta segunda-feira (2).

Normalmente, os astronômos conseguem identificar mais facilmente as galáxias, que possuem cerca de 10 bilhões de estrelas.

Já as estrelas individuais são mais difíceis de detectar por possuírem luz fraca. Para observá-las, os pesquisadores ampliaram a luz da estrela em 2000 vezes para que ela pudesse ser mais facilmente descrita.

A estrela individual foi encontrada acidentalmente, enquanto astrônomos observavam galáxias a 5 bilhões de anos-luz de distância com o Telescópio Espacial Hubble.

Nessa observação, eles notaram uma luz mais apagada ao fundo. Em um primeiro momento, pensaram que tratava-se de uma estrela no fim da vida; depois, com uma análise mais detalhada, viram que se tratava de uma estrela individual.

A observação da estrela foi possível por um fenômeno chamado de "lente gravitacional', quando um objeto à frente consegue ampliar a luz de outros diretamente atrás dele.

A estrela foi batizada de Ícaro. Na mitologia grega, Ícaro é um herói que não ouviu os conselhos do pai e tentou voar próximo ao Sol.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo