Juara (MT), 10 de dezembro de 2018 - 17:03

? ºC Juara - MT

Mundo

03/10/2018 05:17 Agencia Brasil

Primeiro-ministro do Japão renova governo com 13 novos ministros

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, começou hoje (2) uma ampla renovação do governo, nomeando novos ministros para Defesa, Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

Reeleito líder do governante Partido Liberal Democrata (PLD), as mudanças ocorrem a um ano das eleições previstas para 2019 na Câmara Alta. Ele manteve apenas seis dos 19 ministros que integram seu gabinete.

Esses seis são denominados membros do núcleo duro de Abe. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo, Yoshihide Suga. 

É a quinta reforma executada por Abe em seis anos e três legislaturas. Elas foram implementadas no ano passado e em 2016.

Dois dos principais aliados de Abe seguem no governo: o ministro das Finanças, Taro Aso, e o segundo do governo, Taro Aso, além de Suga.

Também permanecem o ministro das Relações Exteriores, Taro Kono; da Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, e da Estado de Revitalização Econômica e Recursos Humanos, Toshimitsu Motegi.

Continuidade

A permanência deles aponta para a continuidade da política econômica empreendida por Abe há quase seis anos e conhecida como Abenomics, cujo objetivo é deixar para trás o ciclo deflacionário da terceira economia mundial.

A novidade mais significativa é o novo ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, substituindo Itsunori Onodera em um período onde o governo tenta impulsionar a controversa reforma do artigo pacifista da Constituição japonesa, uma das principais prioridades políticas de Abe.

O líder do PLD também nomeou como novo ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Takumi Nemoto, que ficará no cargo que pertencia a Katsunobu Kato, e ao veterano Yoshitaka Sakurada como responsável pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio.

Satsuki Katayama será a nova ministra da Revitalização Regional e única mulher no governo de Abe.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo