Juara (MT), 14 de dezembro de 2018 - 16:47

? ºC Juara - MT

Mundo

09/10/2018 05:45 G1 - Mundo

Mortes em terremoto no Haiti chegam a 15

Tremor de magnitude 5,9 ocorreu no fim de semana.

Um terremoto de magnitude 5,9 que abalou a costa noroeste do Haiti no fim de semana matou, até o momento, 15 pessoas, disseram as autoridades nesta segunda-feira (8), aumentando em três o número anterior de vítimas.

Com epicentro situado 19 quilômetros a noroeste da cidade de Port-de-Paix, o fenômeno atingiu as comunidades de todo o país no sábado, provocando temores entre os habitantes que ainda se recuperam do terremoto de 2010, que deixou ao menos 200 mil mortos.

Mais 1,5 milhão de pessoas ficaram nas ruas após essa catástrofe, que causou danos avaliados em 120% do PIB nacional.

 

"A nova cifra do terremoto de 6 de outubro de 2018 é de 15 mortos e 333 feridos. Mais de 7.000 casas foram destruídas ou danificadas", disse a agência de proteção civil do país caribenho.

Um forte réplica causou pânico entre os moradores que fugiam para as ruas no domingo em Port-de-Paix, onde a maioria das vítimas morreu.

O departamento de Nord-Ouest, que inclui a cidade costeira, é a parte mais pobre do Haiti, com muitas áreas isoladas devido ao péssimo estado das estradas.

Uma célula de crise, composta de vários ministérios, foi ativada "a fim de coordenar conjuntamente as respostas de emergência necessárias", tuitou no domingo o primeiro-ministro Jean-Henry Céant.

O presidente Jovenel Moise, por sua vez, foi para os locais de maior impacto, Port-de-Paix e Gros Morne, para atender pessoalmente à situação.

O presidente pediu aos haitianos pelo Twitter que "permaneçam calmos", dizendo que as autoridades locais e regionais estão ajudando os afetados.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo