Juara (MT), 13 de dezembro de 2018 - 18:15

? ºC Juara - MT

Mundo

27/10/2018 08:41 G1 - Mundo

México anuncia plano de emprego, educação e saúde a migrantes centro-americanos

Projeto vale para migrantes que estejam nos estados de Chiapas e Oaxaca e tenham solicitado refúgio no Instituto Nacional de Migração (INM). Segundo autoridades, 1.743 fizeram requisição após cruzar o México, especialmente menores com suas mães e outras mulheres.

O governo do México anunciou nesta sexta-feira (26) um plano que oferece aos migrantes atenção médica, educação para seus filhos e acesso a um programa de emprego temporário enquanto permanecem nos estados de Chiapas e Oaxaca e solicitam refúgio.

"O governo de México está lançando no dia de hoje o plano 'Estás en tu casa'. Estando no México você poderá receber atenção médica e até mandar os seus filhos para a escola", disse o presidente Enrique Peña Nieto em um vídeo difundido através do Twitter.

O presidente detalhou que os requisitos para os migrantes que desejam entrar no plano é que se encontram nos estados de Chiapas e Oaxaca e que tenham solicitado refúgio no Instituto Nacional de Migração (INM).

"Este plano somente é para quem cumprir as leis mexicanas e é um primeiro passo a uma solução permanente para aqueles que tenham a condição de refugiado no México", disse.

Uma caravana com cerca 7 mil centro-americanos, a grande maioria hondurenhos, percorre o sul do México decididos a chegar aos Estados Unidos apesar das advertências do presidente desse país, Donald Trump, de que serão rejeitados.

Segundo dados da INM, outros 1.743 centro-americanos haviam solicitado refúgio após cruzar o México, particularmente menores de idade com suas mães e outras mulheres.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo