Juara (MT), 20 de abril de 2019 - 02:20

? ºC Juara - MT

Mundo

26/01/2019 06:45 G1 - Mundo

Comércio com Venezuela deverá beneficiar Juan Guaidó, diz governo dos EUA

Após serem o primeiro país a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino venezuelano, o governo dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (25) que todas as transações econômicas com a Venezuelavão beneficiar o governo autodeclarado.

"Os Estados Unidos vão usar suas ferramentas econômicas e diplomáticas para assegurar que as transações comerciais com o governo venezuelano, inclusive as que envolvam estatais e reservas internacionais, sejam consistentes" com o reconhecimento do novo governo, diz uma nota do Departamento de Tesouro dos EUA.

A medida é mais uma forma de o governo norte-americano colocar pressão sobre Nicolás Maduro. O chavista, que continua a se declarar presidente da Venezuela, disse que rompeu relações com os EUA e deu até 72 horas para a delegação norte-americana deixar o território venezuelano – prazo que se encerra amanhã.

Na quinta-feira, o conselheiro de Segurança Nacional da presidência dos EUA, John Bolton, disse que entregar o dinheiro da Venezuela ao governo interino de Guaidó é "coerente" com o reconhecimento do oposicionista como presidente.

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, Maduro ironizou a convocação do governo norte-americano para um debate no Conselho de Segurança da ONU sobre a Venezuela. Segundo o chavista, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, "fez um favor" ao se adiantar e pedir a reunião.

O encontro em Nova York foi solicitado para sábado. Diplomatas indicaram que o encontro deve contar com a presença de Pompeo e com representante da Rússia – país que declarou apoio a Maduro.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo