Juara (MT), 23 de agosto de 2019 - 09:47

? ºC Juara - MT

Mundo

26/07/2019 06:41 R7

Chile: sobe para 8 número de feridos em explosão de bomba em delegacia

Subiu para oito o número de policiais feridos após a explosão de um pacote-bomba em uma delegacia de Huechuraba, ao norte de Santiago, no Chile, nesta quinta-feira (25).

A princípio, os Caribineiros do Chile (polícia militar) divulgaram que pelo menos cinco pessoas foram feridas, mas mais tarde informaram que outros três policiais também se machucaram no atentado e também tiveram que ser levados ao hospital da instituição.

Segundo a emissora de rádio Biobío, assim como os primeiros feridos, os outros três, cujas identidades não foram reveladas, apresentam trauma acústico. Os cinco inicialmente conhecidos são o delegado, major Manuel Guzmán, a sargento Erika Bravo e os cabos José Aguayo, José González Parra e Estefanía Contreras Parra.

 

Os Carabineiros divulgaram também que um pacote com o artefato foi deixado na delegacia por uma mulher e que, entre os atingidos, quem tem a condição mais grave é Guzmán, que sofreu um forte trauma na cabeça.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, visitou os feridos no hospital dos Carabineiros e afirmou que o caso ocorrido na Delegacia de Huechuaraba é, sem dúvida, um ato terrorista.

"Quem envia um pacote com uma bomba a uma delegacia dos Carabineiros, sem dúvida, pretende causar terror. Portanto, o Ministério do Interior entrou com um processo recorrendo à lei antiterrorista", declarou Piñera, que foi ao centro médico acompanhado do ministro de Interior e Segurança, Andrés Chadwick, e do subsecretário da mesma pasta, Rodrigo Ubilla.

O presidente antecipou que já se sabe o nome do suposto remetente e se solidarizou com a instituição e as cinco vítimas do atentado.

"Felizmente todos estão fora de risco de vida", destacou Piñera, que advertiu que há outro pacote-bomba com o mesmo remetente e que já avisou aos destinatários.

O governante afirmou que os dois pacotes foram enviados pelos Correios do Chile e esclareceu que a mulher que aparece no vídeo entregando o pacote na delegacia atingida é carteira e se limitou a cumprir sua função. Além disso, anunciou que o promotor regional metropolitano sul, Héctor Barros, será o encarregado de liderar as investigações do caso.

Mais tarde, foi informado que o destinatário do outro pacote-bomba era o ex-ministro do Interior Rodrigo Hinzpeter, mas as autoridades o alertaram a tempo.

Todos os policiais feridos foram levados de helicóptero da delegacia ao hospital dos Carabineiros para serem atendidos enquanto funcionários do Grupo de Operações Especiais (GOPE) recolhem evidências no local da explosão.

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo