Juara (MT), 22 de novembro de 2019 - 12:22

? ºC Juara - MT

Mundo

23/10/2019 06:30 R7

Parlamento aprova acordo do Brexit, mas adia saída da UE

O Parlamento britânico aprovou o texto do acordo para o Brexit negociado pelo governo do Reino Unido com a União Europeia, para em seguida votar contra a sua entrada em vigor num prazo relâmpago e garantir a saída do Reino Unido do bloco europeu no dia 31 de outubro, como queria o primeiro-ministro Boris Johnson.

O calendário apresentado pelo governo britânico, que previa três dias de debates e ajustes no texto do acordo com a UE, foi rejeitado 322 votos contrários e 308 a favor.

Na votação anterior, o texto do acordo foi aprovado por 329 votos a 299.

Novo limbo para o Brexit

Foi a primeira vez em três anos de tentativas que o Parlamento britânico aprovou os termos de saída do Reino Unido da UE. Mesmo assim, a votação seguinte é considerada uma grande derrota para Jonhson, que se elegeu prometendo a efetivação do Brexit até 31 de outubro.

Mais cedo, Johnson ameaçou retirar o texto do acordo e convocar eleições gerais caso os representantes não aprovassem o calendário.

As eleições recolocariam o Brexit em um limbo legal, já que seria necessário realizar todo o processo eleitoral para aí sim, retomar as votações.

A União Europeia também precisa apreciar o acordo. Mas agora, antes disso, tem dar o aval para uma nova extensão do prazo para a saída do Reino Unido do bloco político-econômico.


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo