Juara (MT), 15 de dezembro de 2019 - 11:41

? ºC Juara - MT

Mundo

19/11/2019 08:12 R7

EUA passam a considerar legítimas ocupações de Israel na Cisjordânia

O governo do presidente Donald Trump passou a considerar como "legítimas" as ocupações israelenses na Cisjordânia, um dos pontos cruciais no conflito entre israelenses e palestinos.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fez o anúncio  nesta segunda-feira (18), em Washington. A mudança na política externa do país pode afetar diretamente as negociações de paz entre Israel e Palestina.

"Depois de estudar cuidadosamente todos os lados do debate, este governo concorda que o estabelecimento de ocupações israelenses na Cirjodânia não é, por si só, inconsistente com as leis internacionais", disse o secretário.

Mudança de posição

A mudança no entendimento norte-americano sobre a questão altera uma decisão tomada pela administração Obama em 2016 no Conselho de Segurança da ONU, que considerava as ocupações como uma "violação evidente" das leis internacionais e dizia que elas não tinham validade legal.

Apesar de pontuar essa mudança, o secretário disse que a decisão não é um julgamento sobre a posse da Cisjordânia, disputada por israelenses e palestinos, e pediu que os dois lados voltem a se sentar para negociar um acordo de paz para a região.

 

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo