Juara (MT), 24 de outubro de 2017 - 09:04

? ºC Juara - MT

Policia

06/09/2017 15:50 Acesse Notícias com Mídia News

Policiais de Juara foram promovidos no aniversário de 182 da Polícia Militar de MT

Na última sexta-feira (01) foram iniciadas as comemorações aos 182 anos de serviços prestados à população de Mato Grosso pela polícia militar do Estado.  O primeiro evento de celebração ocorreu na Assembleia Legislativa, com solenidade de entrega de moções de aplausos e título de cidadão mato-grossense para oficiais.

A data oficial da criação da PMMT é no dia 5 de setembro e aconteceu uma formatura alusiva a data de aniversario no Quartel do Comando Geral (QCG) na noite de ontem.  

Nesse ato, como parte das celebrações, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, assinou a promoção de mais de 600 praças – soldados, cabos e sargentos. 

Em entrevista para a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, o Capitão Alexandre Fontes, subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar de Juara comunicou sobre a promoção dos policiais sendo: O Cabo Esdras passou a responder como 3º Sargento, os sargentos Ribeiro e Santos foram promovidos para o posto de segundo sargento. De Paranorte o Sargento Queiroz passará a responder como primeiro sargento. A solenidade ocorreu no último dia 5 de setembro.

Mesmo com a evolução de patente, o Capitão Fontes explicou que a maioria desses policiais exercem funções que são superiores a atual graduação. “Eles sendo promovidos não haverá prejuízo, pois podem continuar nas mesmas funções”. Informou.

Como a distância entre o município de Juara e a capital do estado é grande, a participação dos policias na solenidade foi opcional.

Segundo avaliou o subcomandante, os trabalhos estão sendo realizados de maneira positiva uma vez que os policiais estão cumprindo as metas estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública com redução de roubos e furtos.

O capitão ressaltou que se sente honrado em pertencer à instituição militar mato-grossense que comemorou mais de um século de existência.

HISTÓRIA

O dia 5 de setembro faz referência à Lei provincial nº 30, de 05 de setembro de 1835, que cria o primeiro Corpo Policial, de Cuiabá, com a denominação de Homens do Mato, e regulamenta seu funcionamento e sua organização.

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado.

Com um efetivo de cerca de 8 mil policiais, homens e mulheres,  a PMMT está organizada em 15 Comandos Regionais e subdividida em Batalhões (BPM), Companhias Independentes (CIPM), Bases Comunitárias, Pelotões e Núcleos, além de um Comando Especializado (CESP) ao qual estão vinculadas as unidades especializadas como Rotam, Bope, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Proteção Ambiental e Batalhão de Trânsito.     

A PMMT também atua com o Gefron (Polícia Especial de Fronteira) e o Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), ambos ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No GAECO (Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado) a Polícia Militar trabalha em apoio às ações do Ministério Público Estadual.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo