Juara (MT), 20 de novembro de 2017 - 11:19

? ºC Juara - MT

Regionais

06/11/2017 17:18 Porto Noticias

Igreja Evangélica Luterana do Brasil comemorou 60 anos em Porto dos Gaúchos com culto especial e almoço

O domingo dia 05 de novembro foi um dia festivo para os membros e convidados da Igreja Evangélica Luterana do Brasil-IELB de Porto dos Gaúchos-MT, comunidade Concordia.

Os 60 anos da igreja foi comemorado de forma especial com a realização de um culto iniciado as 09:00hs da manhã, com a presença do reverendo Egon Kopereck, presidente da IELB em Mato Grosso, pastores que já atuaram no município, lideranças de outras denominações religiosas, presidente da câmara de vereadores Nolar Soares, homenageados e diversos visitantes, que após o culto se reuniram em almoço realizado na Associação dos Familiares Rezer – AFAR.

Fundada em 27 de outubro de 1957, a congregação da IELB de Porto dos Gaúchos foi a primeira no estado de Mato Grosso. O primeiro pastor foi Balduino Krebs, tendo como primeiro presidente Norberto Neumann, ambos já falecidos.

Nestes 60 anos, a igreja progrediu em Porto dos Gaúchos, estando hoje em sua 3ª sede construída ao longo destes anos, sempre com apoio dos membros e principalmente da colonizadora Conomali, cujo representante Henrique Meyer foi homenageado durante o culto especial deste domingo.

Atualmente sob o pastoreio de Egomar Edilson Schefler, a igreja homenageou também todos os pastores que já passaram pela igreja, tendo como presença especial Elmer Nestor Krebs, filho do pastor fundador Balduino Krebs, que veio de Bento Gonçalves-RS e também recebeu homenagem, após relatar os anos difíceis enfrentados pela família na época da colonização do município e início da igreja nos anos 50.

“O atual pastor Engomar Scheffler lembrou que os 60 anos não é somente a história da congregação local, mas também da própria igreja Evangélica Luterana do Brasil em Mato Grosso, por ter a primeira congregação no estado. “Então estes sessenta anos envolve todo o estado, mas pra nós como igreja local e com muito carinho que comemoramos esta data que teve início em vinte e sete de outubro de mil novecentos e cinquenta e sete, dois anos após o início da fundação do município. Lembramos no ato do culto especial do pastor Balduino Krebs, juntamente com outras famílias da época como a de Roberto Neumann, Oto Zunemberg, as famílias Fray, Rezer e Prieve e tantos outros pioneiros que contribuíram com a igreja ao longo dos anos, aos quais nós devemos o início de tudo aqui no estado de Mato Grosso e especificamente na gleba Arinos na época, hoje município de Porto dos Gaúchos”, destacou o pastor Egomar.

Reforma

O aniversário de 60 anos da igreja em Porto dos Gaúchos ocorre paralelamente a comemoração dos 500 anos da reforma protestante, movimento reformista cristão culminado no início do século XVI pelo padre Católico Martinho Lutero, que através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg na Alemanha, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma que culminou na fundação de uma nova igreja.

“Martinho não pleiteava fundar uma nova igreja com aquele ato, mas houve um distanciamento entre a igreja Romana da época e o que Lutero pleiteava, e por fim foram chamados de Protestantes, e esse nome pegou, mas o próprio Martinho Lutero queria que todos fossem chamados de Cristãos. Porém mais tarde ele acabou concordando com o uso do nome dele e assim surgiu a Igreja Luterana”, explicou o pastor Egomar.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo