Juara (MT), 21 de junho de 2018 - 04:23

? ºC Juara - MT

Regionais

12/02/2018 07:20 O Melhor da Notícia

Tabaporã recebe projeção comercial devido plantio e industrialização de bucha vegetal

A bucha vegetal começou a ser plantada em 23 de Julho de 2012 na Fazenda Santa Maria, KM 22 , Estrada Gleba Mercedes Benz I e II após os proprietários (Alvair e Aldeni Duarte) que estavam em busca de uma alternativa que desse sustentabilidade financeira a fazenda no custeio de despesas de manutenção  como insumos e funcionário.

Na época, em busca desta alternativa procuraram o então secretário de agricultura de Tabaporã  Mauro Dirami, hoje secretário de agricultura de Juara. Na conversa Aldeni e Alvair Duarte proprietários da Fazenda Santa Maria perguntaram ao secretário, quais cultivos seriam indicados no momento, então Mauro respondeu, que existia um projeto de cultivo de bucha vegetal que havia trazido e apresentado aos assentados da Gleba Mercedes Benz I e II, porém eles não mostraram interesse em plantar na época.

A partir do conhecimento desta possibilidade de cultivo, Aldeni Duarte começou a fazer pesquisas de mercado tais como: Qual o estado de Origem da produção da bucha vegetal vendida na região? Quais os preços praticados no mercado? Quantidade que os comércios da região compravam no atacado para venda no varejo mensalmente?, sendo que após esta pesquisa o casal Alvair e Aldeni foram visitar uma plantação de bucha vegetal no estado de Goiás visando conhecer as práticas de cultivo e viabilidade financeira do negócio.

De acordo com Aldeni, o mercado é amplo, porém os desafios de mercado são grandes, pois a necessidade de vendas em atacado e para agregar valor ao produto condicionou a industrialização da bucha vegetal o que demanda investimentos altos inicialmente em máquinas. Foi diante desta necessidade que nasceu a  empresa criada pelo casal que industrializa a bucha vegetal e vende em atacado na região norte do estado de mato grosso, Cuiabá e para uma empresa de cosméticos de Curitiba no Paraná.

A produção de bucha vegetal da Fazenda Santa Maria é vendida somente no atacado e tem acompanhamento técnico com emissão de laudo, sendo uma das exigências dos clientes da empresa. A bucha produzida na fazenda já passou por análise de qualidade por uma Universidade de São Paulo que atestou que a fibra da bucha vegetal produzida na fazenda em Tabaporã é de excelente qualidade.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo