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Saúde

01/03/2017 13:58

5 dicas para curar a ressaca Pós-Carnaval

Após alguns anos a cidade de Juara realizou mais uma edição do carnaval. Sabemos que é muito divertido participar da festa, mas o dia seguinte sempre nos reserva algumas surpresas. Como em época de férias é muito mais comum ver as pessoas passando do limite, uma palavra bem chata passa a fazer parte dos dicionários de muita gente: ressaca.

O que nós faremos neste artigo é listar as maneiras mais eficientes (e cientificamente comprovadas) de amenizar os efeitos da ressaca.

1. CISTEÍNA: OS BRÓCOLIS SALVAM

Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano. Pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura.
Por isso, não há nada melhor do cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

2. POTÁSSIO: BANANAS PODEM AJUDAR

Já reparou que quando você está no bar, é mais comum encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos urinem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina.

O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.

3. FRUTOSE: O DOCE NUNCA É DOCE NA RESSACA

Você sabe o que é o glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”.

E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrado em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não significa que as frutas vão ser gostosas, pois é fato que o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.

4. SÓDIO: O ISOTÔNICO DE VERDADE

O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.
Acordou com ressaca? Está na hora de comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.

5. ÁGUA: RECUPERAR O QUE FOI PERDIDO

Você sabe qual a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.

 

As dicas são do Regionalpress


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