Juara (MT), 19 de outubro de 2017 - 11:35

? ºC Juara - MT

Saúde

23/03/2017 09:35

Tuberculose causou uma morte em Juara e médico alerta para a prevenção da doença

No dia 24 de março é comemorado o dia mundial de combate à tuberculose. A doença é contagiosa podendo causar a morte dos infectados. Uma serie de ações serão desenvolvidas  pela equipe de saúde de Juara para orientar a população local. Os moradores do município também precisam se preocupar com a doença, procurando postos de atendimentos de saúde para fazer exames.

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria, que pode acometer vários órgãos diferentes, sendo a tuberculose pulmonar sua principal forma podendo ser infectados outros órgãos do corpo como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc. A doença é causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

A transmissão da doença se da pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Os pacientes contagiosos são aqueles que apresentam tuberculose pulmonar ou na laringe. Além da tosse, o bacilo da tuberculose pode ser transmitido pelo espirro, pelo cuspe ou até por conversas próximas.

Para o médico Dr. Aroldo Hatanaka, a doença está presente principalmente nas classes mais desfavorecidas como idosos, população de rua, alcoólatras, pessoas de baixa renda, portadores de HIV, etc. A população prisional também é uma das mais susceptíveis a infecção, devido a continua exposição à bactéria em ambientes fechados.

Dr. Aroldo orienta que os sintomas básicos são tosse prolongada por mais de 15 dias com ou sem catarro, perda de peso excessiva, suor noturno, perda de apetite, desanimo, são alguns dos sintomas da doença. O médico alerta que as pessoas precisam ficar atentas para tosses constantes, pois segundo ele em alguns casos não é um simples resfriado ou gripe podendo ser a Tuberculose.

A doença tem cura e acompanhamento pelo SUS. O médico anunciou que para esse ano será feito uma campanha com objetivo de fazer um levantamento das pessoas que tem a doença e assim evitar o contagio no município.

Cronograma dos casos registrados em Juara:

2012 – 4 casos

2013 – 7 casos

2014 – 9 casos

2015 – 6 casos

2016 – 7 casos com um óbito.

O médico Dr. Aroldo Hatanaka comenta que entre as ações que serão desenvolvidas pela equipe de saúde do município de Juara está a de orientar a população sobre a existência da doença e assim fazer um levantamento da possível existência da doença em Juara. Também será desenvolvida uma ação com relação à doença na cadeia pública de Juara.

A duração do tratamento pode durar até 6 meses com acompanhamento médico.

 (Conteúdo Acesse Noticias)


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo