Juara (MT), 24 de agosto de 2017 - 03:08

? ºC Juara - MT

Saúde

25/03/2017 10:32 SES - MT

24 de março Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença transmitida de pessoa a pessoa, principalmente através do ar. Continua a avançar de forma devastadora principalmente nos segmentos mais vulneráveis da população, crescendo acentuadamente nas periferias, nos bolsões de pobreza, entre a população de rua, pessoas privadas de liberdade e pessoas vivendo com o HIV/AIDS sendo a co-infecção a primeira causa de óbitos em pessoas vivendo com HIV/Aids.

A Data alusiva tem como objetivo maior alertar a população sobre a gravidade da doença quando não tratada corretamente e da importância de se completar o tratamento, com isso evitando a morte que é a meta do milênio.

A falta de adesão ao tratamento por parte do indivíduo doente ou pela equipe de saúde acaba desencadeando o abandono de tratamento, contribuindo para a disseminação da doença e consequentemente a resistência aos medicamentos.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países com a maior carga bacilar, e o Estado de Mato Grosso é 7º do ranking do país, tendo 17 municípios com a incidência acima da incidência do Brasil, e 42 municípios silenciosos.

O Estado de Mato Grosso notificou em 2016, 1.196 casos novos de tuberculose, com incidência de 36, 1/100.000hab. com uma cura de 67,0%, quando o preconizado é de >85%, abandono de 8,3%, sendo o preconizado <5%, e óbito por Tuberculose de 1,3%.

"Juntos pelo fim da Tuberculose"

Todos os municípios do Estado foram incentivados a intensificarem as ações no sentido de busca ativa, divulgação da doença, sendo na imprensa falada e escrita e televisionada no Dia Mundial dentro de cada realidade.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo