Juara (MT), 23 de junho de 2018 - 13:28

? ºC Juara - MT

Saúde

27/04/2018 16:23 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Porto dos Gaúchos: boatos de que mulher teria falecido de gripe H1N1 são esclarecidos pela Secretaria de Saúde

Na tarde dessa sexta-feira 27, o departamento de jornalismo da radio Tucunaré recebeu contatos de ouvintes interessados em obter resposta a cerca da morte de uma paciente de Porto dos Gaúchos, que segundo comentários, teria falecido de H1N1.

Em contato com a Secretária de Saúde Sílvia Sirena, a mesma informou, que a paciente em questão faleceu de pneumonia, mas foi coletado exame sorológico e encaminharam para Cuiabá. De acordo com os médicos que assistiram a paciente, a infecção não era viral e sim bacteriana e, portanto, não estão contando com a possibilidade de ser a gripe H1N1, mesmo assim, coletaram material para exame apenas por cautela, explicou Sílvia.

Segundo a secretária, a paciente demorou em procurar tratamento e ao chegar ao pronto atendimento, a doença estava em estágio avançado e diagnosticada com pneumonia e entrando em septicemia (infecção generalizada). A princípio trata-se de uma infecção viral que deu causa a uma pneumonia. Não existe motivo de alarde, explicou Sílvia.

15 mortes estão sendo investigadas no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou aumento no número de notificação de casos suspeitos da influenza em Mato Grosso de 56 para 102 no período de uma semana, praticamente o dobro em relação ao último boletim. Estes dados estão no boletim divulgado nesta sexta-feira (27.04).

Das 102 notificações, 15 são óbitos, o que corresponde a 14,70% do total de casos suspeitos. Do total de óbitos, 01 foi confirmado como gripe influenza A não subtipado (6,66%), 01 por influenza A por H1N1 (6,66%), 01 por influenza B (6,66%), 06 Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado (40%) e 07 óbitos (46,66%) estão sob investigação.

Os casos suspeitos são investigados pelo LACEN que é o Laboratório Público Central do Estado e os resultados devem ser divulgados em até 28 dias. 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo