Juara (MT), 23 de junho de 2018 - 13:24

? ºC Juara - MT

Saúde

30/04/2018 17:13 Acesse Notícias

Casos de dengue em Juara são menores em relação ao ano passado

Um levantamento parcial divulgado pela bióloga Arlete Ramos do Centro de Controle de Zoonoses de Juara revelou que até a presente data foram notificados no município 15 casos de dengue. O número é menor em comparação a igual período do ano passado.

“Lembrando que desses notificados, nem todos são positivos”, complementou.

Ela explicou à reportagem da rádio Tucunaré e site Acesse Notícias que essa diminuição se deve a vários fatores entre eles, à fatores climáticos e por conta da população estar mais consciente quanto à prevenção.

A bióloga observa que nesse período de estiagem das chuvas é o período mais perigoso e todos precisam ficar atentos aos depósitos nas residências. “Eliminar essa água parada porque a medida que for esquentando mais, o mosquito vai cada vez mais procurando depósitos que podem virar grandes criadouros”, adverte.

O mosquito Aedes aegypti se adaptou ao ambiente urbano e com isso, qualquer deposito com água parada pode ser uma oportunidade do transmissor da dengue se procriar e aumentar os índices da doença que pode até levar a morte.

Fazendo campanhas de combate a dengue, a população também evita a transmissão de outras doenças como a febre amarela, Vírus da Zika, Febre chikungunya, que tem como o mesmo causador da doença o Aedes aegypti.

A vigilância ambiental realizou nos meses de fevereiro e março desse ano um levantamento das residências onde haviam grandes depósitos de água parada, como máquinas de lavar roupa, geladeiras abandonadas. Esses materiais foram retirados pontualmente.

Arlete pontou que a maior preocupação nesse período é com relação às caixas d´água que estão ao nível do solo. “É responsabilidade de o morador lavar, cuidar e jogar essa água fora”, frisou a bióloga.

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontou em seu boletim epidemiológico que 86% dos municípios de Mato Grosso registraram casos de dengue, sendo registrada uma diminuição de 61% ante 2016.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo