Juara (MT), 21 de agosto de 2018 - 19:32

? ºC Juara - MT

Saúde

07/06/2018 10:44 Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Conheça as principais ações na Saúde em 90 dias de gestão de Carlos Sirena

O prefeito interino Carlos Sirena na manhã do dia 6 compareceu no departamento jornalístico da Rádio Tucunaré, onde  concedeu entrevista para avaliar as ações promovidas em 90 dias de sua administração frente à Prefeitura de Juara.

Sirena declarou que a prioridade número um de sua gestão é a Saúde e ao iniciar os trabalhos, encontrou graves problemas a serem solucionados e por isso, várias ações foram tomadas.

Regularização do crédito com fornecedores de medicamentos e insumos hospitalares

As cirurgias eletivas estavam suspensas, porque a Prefeitura devia a fornecedores de medicamentos e insumos hospitalares.  As cirurgias eletivas (aquelas que podem esperar) foram suspensas, mas  agora voltaram a ser realizadas .“Quando se fala em prioridade, não significa que vamos resolver todos os problemas de saúde, claro que temos e continuaremos a ter problemas, mas o grande problema inicialmente era a demanda por cirurgias eletivas, que estavam “represadas” por conta de fornecedores não pagos, enfim, da falta de medicamento e isso foi suprido. Estamos  avançando”, disse.

Medicamentos populares e judicializados

O Prefeito Carlos Sirena explicou, que a prefeitura possui medicamentos judicializados,  que são aqueles pacientes que entraram na justiça para conseguir o remédio, ou seja, com a decisão judicial o município se vê obrigado a fornecer. Ocorre que em Juara, entre esses medicamentos judicializados estão Omeprazol e até óleo de linhaça, ou seja, medicamentos comuns, cuja judicialização poderia ter sido evitada. Apesar disso, uma licitação foi feita realizada no valor de 200 mil reais e, portanto, foi sanado o problema e, além disso, foi providenciada uma melhor organização da farmácia Central.

Reparos de ambulâncias

Os veículos da Saúde estavam com problemas mecânicos e uma delas não tinha ar condicionado. O reparo desse tipo de  defeito não se trará de conforto, mas os pacientes precisam ter ar adequado numa viagem e Carlos considera que são necessárias novas ambulâncias para o município, explicou Carlos. No momento, não há verbas para essa aquisição, mas é uma meta e o gestor está em busca da solução.

Correção de erro de cadastro que impedia recebimento de recursos.

Sobre as agentes comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias de Juara, essas categorias recebem através de repasses do Governo Federal, mas devido um erro de cadastro por parte da Prefeitura de Juara esse repasse haviam sido suspensos e foi corrigido e agora a situação esta normalizada. Essa falha ocasionou uma despesa extra de 60 mil reais ao mês, que estavam sendo perdidos e como foi detectado e corrigido, o recurso foi recuperado, explicou o prefeito.

Contratação de médicos para plantões no Hospital Municipal

Os plantões médicos no Hospital Municipal é um problema detectado desde 2014 e a própria classe médica vem reclamando a necessidade de contratação de mais médicos para fazer os plantões. Após conferencia de como funciona em outros municípios, sobre a forma d e pagamento e o valor de mercado, constatou-se a necessidade de ajustar esses valores para poder ter os profissionais atendendo de maneira justa e é preciso dar as condições  aos profissionais nos feriados, à noite e assim, foi aberta nova licitação para atender essa necessidade, “sempre respeitando a economicidade, mas respeitando a necessidade dos profissionais”, disse Carlos.

Troca do Sistema de informação particular para gratuito

O sistema de informatização da saúde foi modificado, pois existia uma empresa de Sinop que custava ao município 12 mil reais mês para a Prefeitura e uma troca foi realizada por dois sistemas gratuitos estão bons quanto o particular, fornecidos pelo Ministério da saúde que são: sistemas Hórus  e E-SUS.

Funcionamento do PSF do Bairro Santa Cruz em breve

O PSF do Bairro Santa Cruz será aberto e não foi ate o momento por falta de recurso, pois no momento em que assumi não tínhamos, disse. A Vigilância Sanitária exige rampa de acesso, móveis e muros e estão sendo providenciados.

Sirena não pode precisar a data da abertura, mas será aberto,  garantiu o prefeito.

Uma entrevista ao vivo do prefeito interino Carlos Sirena e com participação popular acontecerá na sexta-feira dia 08, na Rádio Tucunaré AM 950 khz, às 11 horas e 30 minutos no quadro de entrevista do “Repórter Tucunaré”. Participe com cartas e telefonemas para : (66) 3556-1316/1455/99239-8262 (vivo) e envio de whastapp e SMS para: (66) 99908-2848. Sintonize pelo seu rádio, site da rádio Tucunaré ou aplicativo da emissora.

 

 


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo