Juara (MT), 14 de agosto de 2018 - 20:54

? ºC Juara - MT

Saúde

06/08/2018 10:31

Vacinação contra pólio e sarampo em Mato Grosso começa nesta 2ª feira

Começa na próxima segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação e vai até o final do mês. Em Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até 4 anos, 11 meses.Começa na próxima segunda-feira (6) a campanha nacional de vacinação e vai até o final do mês. Em Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até 4 anos, 11 meses.
Com os casos suspeitos de sarampo que surgiram nas últimas semanas, a vacinação ocorrerá em todos os Estados e foi constatada ainda mais a necessidade da vacinação, visando diminuir a possibilidade do retorno da pólio e a reemergência do sarampo, doenças estas já eliminadas no Brasil. No Mato Grosso, o último caso de pólio foi há 30 anos, em 1988.
De acordo com o gerente de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde, Thiago Nunes Rondon, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal.  Ele informou também que o estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e de tríplice viral, que imuniza contra o sarampo e também contra caxumba e rubéola.
“Recebemos já todo o quantitativo total dos lotes e desde o começo da semana foi feito o envio aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS). Na segunda-feira, dia do início da campanha, todos os postos de saúde do estado deverão estar abastecidos”, comentou Thiago. Neste ano, chegram 242.700 doses da tríplice viral e 252.800 doses da poliomielite, conhecida como a “gotinha”.
O alerta é de que os pais e responsáveis são muito importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
Com relação às campanhas contra o sarampo, são realizadas desde 1995, com a vacinação de população-alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade. O sarampo também é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.  A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Até o momento há 7 casos em investigação, 2 descartados e nenhum caso confirmado para sarampo. Os casos investigados são provenientes de Guarantã do Norte (2 em investigação e 2 casos descartados), Campo Verde do Parecis (1 em investigação) e Jaciara (2 em investigação), informa a assessoria da secretaria.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo