Juara (MT), 08 de dezembro de 2019 - 03:59

? ºC Juara - MT

Saúde

14/08/2019 08:16 R7

O que você deve saber sobre as injeções anticoncepcionais

As injeções contraceptivas são eficazes na prevenção da gravidez se forem aplicadas no momento certo. A taxa de eficácia chega a 99%. Nós convidamos você a descobrir mais sobre isso.

As injeções anticoncepcionais são substâncias que são aplicadas no braço ou no glúteo, usando uma seringa, a fim de impedir temporariamente a gravidez. É um método muito eficaz de contracepção para mulheres. Estima-se que, de cada 100 mulheres que o usam corretamente, menos de 1% engravida.

Dependendo de seus componentes, a eficácia desse método contraceptivo pode durar de um a três meses. Além disso, recomenda-se às mulheres que estão na idade da adolescência o uso das injeções mensais. A razão para esta indicação é que assim, recebem uma dose menor de hormônios.

As injeções contraceptivas protegem por 33 dias a partir da aplicação. Uma vez decorrido este tempo, mesmo que seja por um dia, a proteção contra a gravidez é perdida. Portanto, a mulher deve receber a injeção na mesma data todos os meses.

No entanto, existem outros tipos de injeções anticoncepcionais que, como veremos mais adiante, possuem um efeito mais duradouro. Convidamos você a descobrir isso em detalhes.

Como funciona a injeção anticoncepcional?

Essas injeções contêm hormônios semelhantes aos sintetizados no organismo feminino, cuja função é inibir a ovulação. Injeções deste tipo são também conhecidas sob os nomes: Noregyna, Cyclofemina, Mesigyna, Depo Provera, Perlutan e Unociclo ou acetato de medroxiprogesterona de depósito (DMPA).

Eles são compostos, como já dissemos, de hormônios que se destinam a inibir a ovulação, especificamente, da progestina. No entanto, existem também combinações de progestina e estrogênio. Quanto ao primeiro, eles têm uma duração de efeito de 2 a 3 meses. Por seu lado, no combinado, a duração é reduzida a um mês.

A progestina previne a gravidez, uma vez que impede a ovulação. Sem um óvulo nas trompas de Falópio, a gravidez não pode ser desencadeada. Além disso, esse hormônio causa a espessura do muco cervical, o que dificulta a passagem do espermatozoide.

Algumas vantagens e desvantagens de injeções anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais

Como quase todos os produtos, as injeções contraceptivas também apresentam vantagens e desvantagens. Portanto, será a decisão de cada pessoa escolher este método ou não como um sistema de prevenção da gravidez.

Quanto às vantagens, destacam-se pela sua eficácia, que, como dissemos, a probabilidade de falha é inferior a 1%. Além disso, elas não interferem durante a relação sexual. Por outro lado, deve ser mencionado que esta injeção pode diminuir a acne e melhorar os sintomas pré-menstruais.

Como é administrado uma vez por mês, seu uso é discreto e confiável. No entanto, não protege contra o HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis, o que é importante ter em mente.

Não é recomendado usar este método durante o período de amamentação e pode ser um pouco desagradável para aquelas pessoas que têm horror às agulhas.

Muitas pessoas pensam que isso pode gerar esterilidade, impossibilitando a capacidade de se reproduzir mesmo após a suspensão do seu uso e que mulheres adolescentes não devem usá-lo. No entanto, essas ideias são completamente falsas.

As injeções anticoncepcionais causam mal-estar ou problemas de saúde?

As náuseas podem ser um dos efeitos colaterais do uso de injeções de controle de natalidade. No entanto, eles não ocorrem em todos os casos.

Estas injeções não estão ausentes de certos riscos que são importantes para avaliar ao iniciar sua administração. Algumas mulheres mencionaram náuseas e mudanças na regularidade em que ocorre a menstruação.

Isso se deve ao efeito do conteúdo hormonal dessa medicação, que pode alterar o curso normal do funcionamento do organismo. Além disso, pela mesma razão, é possível que as injeções contraceptivas causem um leve ganho de peso na mulher que as utiliza.

Desta forma, para maior segurança, é importante que, antes de utilizar este método contraceptivo, consulte um médico para que a oriente e assim, você possa escolher o método mais adequado.

Em conclusão…

As injeções anticoncepcionais são eficazes na prevenção da gravidez se forem aplicadas no momento certo. A taxa de sucesso atinge 99%, sendo tão eficaz quanto a ligadura das trompas de falópio.

No entanto, é muito importante ter em mente que este tipo de método contraceptivo não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, os preservativos também devem ser usados ​​para prevenir tais doenças.


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo