Juara (MT), 21 de novembro de 2019 - 01:41

? ºC Juara - MT

Saúde

08/11/2019 07:04 R7

Chance de contrair zika pode ser menor para quem já teve dengue

Quem já teve dengue pode ser imune ao zika vírus. Essa foi uma das evidências encontradas em um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), Universidade Federal da Bahia e universidades do Texas, Pittsburgh e Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa, que ganhou as páginas da revista Science, revela que o organismo de quem já teve dengue produz anticorpos que impedem a penetração do zika vírus nas células e ocorra uma infecção.
Mas, é bom reforçar que essa proteção está diretamente relacionada ao número de anticorpos, portanto, nem toda a pessoa que teve dengue está totalmente livre do zika vírus.
O estudo envolveu 1.453 moradores da favela de Pau de Lima, em Salvador (BA), comunidade que convive com a dengue há pelo menos três décadas e também sofreu com um surto de zika em 2015. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue antes, durante e após a epidemia para medir a resposta de um anticorpo produzido pelo sistema imune, a imunoglobulina G3 (IgG3) contra o NS1, a proteína do zika.
Os elevados níveis de anticorpos encontrados nas amostras levaram os pesquisadores a concluir que múltiplas exposições ao vírus da dengue protegeram as pessoas contra o zika.
A pesquisa também encontrou verdadeiros contrastes epidemiológicos na mesma comunidade, já que em algumas áreas todos os moradores estavam contaminados com vírus zika e outras nenhum caso teria sido notificado.

 


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo