Juara (MT), 09 de dezembro de 2019 - 05:59

? ºC Juara - MT

Saúde

29/11/2019 07:53 R7

Medicamento para artrite reduz danos neurológicos do zika vírus

Estudo realizado pela UFRJ mostra que a doença pode trazer sequelas graves em adultos, como confusão mental e dificuldade de locomoção.

O zika vírus pode trazer efeitos ainda mais devastadores do que imaginávamos. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, adultos podem desenvolver problemas neurológicos graves causados pelo zika vírus. Esse estudo começou a ser desenvolvido após o surto da doença no Brasil há 4 anos. Vale lembrar que somente nos últimos 7 meses foram detectados quase 3 mil casos no país.

O resultado do estudo foi divulgado em uma das revistas científicas mais respeitadas do mundo e chamou a atenção dos cientistas por mostrar adultos infectados que apresentaram problemas neurológicos graves.

O vírus zika afeta as células do cérebro e provoca uma inflamação que destrói as conexões cerebrais responsáveis pela ligação entre os neurônios.

A área responsável pela memória foi a mais atingida pelo zika vírus. Em casos graves, o adulto infectado pode ter confusão mental e dificuldade de locomoção.

"É importante para chamar a atenção para que sejam feitas políticas de saúde pública explicando para todos os médicos de pacientes infectados com esses vírus transmitidos por mosquitos que eles podem apresentar esse tipo de sintoma", explica Cláudia Figueiredo, neurocientista da UFRJ.

 

 

 


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo