Juara (MT), 20 de setembro de 2017 - 10:37

? ºC Juara - MT

Variedades

21/03/2017 17:17 Assessoria Prefeitura

Artista conclui obra de restauração da mão direita da estatua do colonizador Zé Paraná

A Administração Pública, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, concluiu recentemente a restauração da mão direita da estatua do pioneiro José Pedro Dias, popular Zé Paraná. A obra foi executada pelo restaurador Adenilton Borges Francisco.

De acordo com o restaurador, a execução da obra teve a duração de uma semana. “O tempo chuvoso e úmido atrasou um pouco o trabalho, tinha que fazer uma parte e aguardar secar para só então dar continuidade, mas atendemos a expectativa e concluímos a obra dentro do período estabelecido”, diz Adenilton.

O escultor explicou que para concluir a estátua foram utilizadas fotos do Zé Paraná, e para garantir que a estatura fosse fiel a do pioneiro, Adenilton utilizou um neto do pioneiro como modelo. “Usamos essas informações para sermos fieis a imagem do Zé Paraná, e para o rosto tive as fotos como padrão e assim ficou muito próxima a imagem real”.

Adenilton explicou que quando a estátua foi feita não se imaginava o peso da bandeira, e o quanto isso iria influenciar no punho da estátua. “A bandeira balança o tempo todo, isso exerce uma força além sob o punho, então restaurei levando em conta essa situação. Por isso utilizei uma bucha de silicone no punho e fixei o mastro da bandeira na mão e ‘separei’ da estátua, assim evitamos que ocorram novas quebras”, explicou.

O escultor atualmente trabalha na zona rural, mas continua trabalhando como artes, inicialmente trabalhava entalhando esculturas de madeira, e a estátua do Zé Paraná foi a primeira feita em cimento. “Fiz a escultura para Juara e também duas para Tabaporã, mas a do Zé Paraná foi à primeira, e foi muito especial”.

Essa é a segunda restauração a qual a estatua é submetida, a primeira foi na mão esquerda, segundo Adenilton a restauração foi necessária, pois as pessoas pegavam na mão que estava abaixada da estátua, isso gerou um desgaste excessivo.

A ESTÁTUA

A estátua em homenagem ao pioneiro de Juara José Pedro Dias, popular Zé Paraná, foi inaugurada 07 de setembro de 2011. A estátua do pioneiro ficará a frente dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal. A homenagem foi mais do que merecida a um dos principais pioneiros e trabalhou arduamente para a fundação de Juara.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo