Juara (MT), 23 de outubro de 2017 - 21:30

? ºC Juara - MT

Variedades

23/09/2017 10:29 Diario de Canoas

Primavera chega com flores, chuva e mais calor

Um tapete de cores e de cheiros. A graça da estação mais florida do ano chega oficialmente hoje, mais precisamente às 17:02. A falta de um inverno mais rigoroso neste ano chegou a confundir algumas espécies de árvores e plantas, fazendo com que suas flores desabrochassem antes do tempo. Apesar de ter nevado e a temperatura mínima no Rio Grande do Sul ter ficado em 7,8 graus abaixo de zero em São José dos Ausentes no dia 19 de julho, os episódios de frio intenso foram muito pontuais e todos os meses da estação tiveram marcas muito acima do normal para o período. O calorzinho foi a personagem principal deste inverno.

Impactos

De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a primavera deste ano vai trazer mudanças importantes por conta de alterações no padrão geral de circulação atmosférica no planeta. No decorrer da estação, pode ter início um evento de La Niña, tendo a possibilidade de perdurar, ao menos, até o verão.

“As anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico Central Equatorial hoje estão em valores mínimos de La Niña e os dados indicam que o resfriamento das águas não apenas se manteria como se acentuaria durante a primavera, o que caracterizaria um episódio de La Niña com possíveis impactos no regime de chuva aqui no Estado e na safra de verão que ora começa”, desta a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Temperatura acima da média

Como estação de transição para o verão, na primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características mais amenas e o final já tem padrão de verão. Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas podem ser muito quentes com possibilidade de ondas de calor. “A tendência é de uma primavera com temperatura acima da média, mantendo o que se observou no inverno”, antecipa Estael Sias.

Chuvas na primavera

Se a primavera é conhecida como a estação das flores, este ano, a chuva deve aparecer bastante. Segundo a MetSul Meteorologia, deve ter chuva próxima ou acima da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Episódios de chuva volumosa e intensa no Estado serão muito pontuais e regionalizados, não se esperando a repetição de uma altíssima frequência de dias chuvosos e com altos volumes como de 2015. “À medida que se aproxima o verão cresce a tendência de chuva irregular, o que pode trará riscos para culturas de ciclo precoce”, alerta a meteorologista Estael Sias.

A MetSul ainda destaca que a primavera é período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados. Em 2015, com El Niño, houve muitos temporais. Neste ano, os temporais serão mais ocasionais, porém quando ocorrerem podem ser fortes.

Frio agora só no ano que vem

Para aqueles que adoram o frio, o inverno deste ano deixou a desejar. “A temperatura mínima e máxima ficou acima da média histórica em todos os meses de inverno na Grande Porto Alegre e em grande parte do território gaúcho. Já a precipitação teve dois momentos de excesso com transtornos no fim do mês de maio e depois no começo do mês de setembro, mas de uma forma geral predominou os dias de sol em razão da alta frequência de bloqueios atmosféricos no Rio Grande do Sul”, comenta a meteorologista Estael.

Mais vendas na estação das flores

Fátima Menegaz é proprietária da floricultura mais antiga de Canoas. A Joara está na cidade desde 1932. Muitas primaveras vividas, é com experiência que a comerciante de 44 anos diz que a chamada “estação das flores” acaba trazendo um aumento significativo na venda delas. Tudo porque na primavera se namora mais, se ama mais e, consequentemente, se sofre mais. “É a estação do amor e também das desilusões”, comenta. “Em nenhuma outra se compram tantas flores, mas não par apresentar a quem se ama e sim para remediar, o que é muito errado”, opina.


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo