Juara (MT), 20 de novembro de 2017 - 14:31

? ºC Juara - MT

Variedades

04/11/2017 10:05 Acesse Notícias

II Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos foi realizado em Juara

Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, foi realizada a II edição do Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos. O evento foi organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus de Juara.  

Saulo Augusto, professor da Unemat e coordenador do evento explicou que esse evento é uma proposição do projeto de extensão museu do Vale do Arinos que se encontra na câmara municipal de vereadores com um pedido da Unemat através do instituto Ecumam para que se torne lei municipal.

De acordo com o coordenador, a instalação do museu é necessária para preservar o contesto histórico de toda região. "Um povo sem história é um povo sem memória", disse.

O professor doutor em ecologia, Jesus da Silva Paixão, esteve palestrando durante os dois dias de evento e para ele, toda oportunidade de falar a respeito do patrimônio é importante. Jesus frisou que é necessário despertar o interesse na população no sentido de conhecer o que é o patrimônio.

A apresentação de arqueologia ficou por conta do professor Francisco Stuk. O panorama geral incluiu as deficiências e potencialidades além das políticas das instituições de guarda em Mato Grosso. O mestre frisou que o Estado se destaca como um dos maiores potenciais da arqueologia, uma vez que são registradas as datações mais antigas das Américas.  

Com relação a deficiência encontrada, Stuk revelou que a principal está com relação as instituições de pesquisas, guarda e musealização. Ele citou o município de Alta Floresta como exemplo pioneiro que começou da mesma forma do museu da região do Vale do Arinos. "Aqui tem tanto potencial como Alta Floresta e pelo que eu vejo, eles estão seguindo um caminho adequado", observou.

Segundo o professor Francisco, a falta de interesse vai de encontro com a falta de conhecimento, "a partir do momento que a gente passa a conhecer, seja o patrimônio arqueológico, ou qualquer outra coisa, a gente passa a refletir e a respeitar", concluiu.  


Banner hospital quadrado

Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo