Juara (MT), 13 de novembro de 2019 - 07:38

? ºC Juara - MT

Variedades

04/11/2019 06:53 R7

Fazer restrição a glúten e lactose, como Mayra Cardi, não é indicado

A musa fitness Mayra Cardi, 36, fez uma festa para a filha com um cardápio sem glúten, lactose e açúcar. Os organizadores do evento definiram o menu em um post no Instagram como “gastronomia totalmente saudável”. Mas, segundo a nutricionista funcional e gastróloga Gabriela Cilla, esse tipo de restrição só deve ser feito para quem tem alergia ou intolerância alimentar. Tirar esses ingredientes definitivamente da dieta não é recomendado.

“Não há necessidade de terrorismo nutricional como faz Mayra Cardi. Se a pessoa diminuir o consumo, já irá sentir diferença em sua saúde". Ela acrescenta que não existem alimentos “bons” ou “ruins”, tudo depende da quantidade e do modo como eles são consumidos.

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte, portanto, está na composição de alimentos como cerveja, pães, bolos e iogurtes. Já a lactose é o açúcar do leite. Cilla explica que ambos podem desencadear processos inflamatórios no organismo.

Leia mais: Transtorno faz com que pessoas não consigam parar de se cutucar

Por isso, a ingestão contínua e exagerada desses alimentos pode ser prejudicial. “Alimentos com teor inflamatório fazem o processo bioquímico do corpo ficar ‘sujo’. A retirada de substâncias tóxicas do corpo fica prejudicada e órgãos como o fígado têm a sua função diminuída, assim, ocorrem alterações na pele, unhas e cabelo, por exemplo”, explica Cilla.

"Então, as pessoas que sempre comem sanduíche por ser mais prático, isso se torna prejudicial porque se torna um hábito", exemplifica. "Quem faz a exclusão desses alimentos vai sentir diferença, por exemplo, na pele e no inchaço abdominal, mas não é apenas isso que deve ser lavado em conta para uma alimentação saudável", acrescenta a nutricionista.

Leia mais: Usar fralda sem necessidade, como Larissa Manoela, traz risco à saúde

Para as crianças, é recomendado moderar o consumo, mas não fazer restrição porque o organismo precisa se acostumar com esses componentes e criar resistência. "É interessante que se tenha contato com produtos de qualidade, por exemplo, uma bisnaguinha e iogurtes naturais. A criança tem que experimentar de tudo para formar o seu próprio hábito alimentar", afirma Cilla.

A nutricionista ressalta que alimentos com fermento lático na composição ajudam a criar imunidade. "Eles representam quase toda a flora intestinal, que protegem o organismo", esclarece.

Fazer restrição a glúten e lactose gera intolerância alimentar?

De acordo com Cilla, tirar esse alimentos da dieta não gera intolerância alimentar, apenas deixa o organismo mais sensível ao processo inflamatório. “Isso é um mito. Se a pessoa fica muito tempo sem consumir, quando ela consome, por conta do potencial inflamatório, o corpo responde de uma forma mais agressiva", explica.

Ela diz que a situação é igual a de uma pessoa que cortou bebida alcoólica e, quando volta a ingeri-la, fica bêbada com um copo de cerveja. "O organismo está limpo e acostumado a ficar sem aquele padrão alergênico e, quando você o introduz, a reação pode ser abrupta, causando inchaço e diarreia. Mas isso varia, tem gente que não sente diferença".

Leia mais: Como os raios do sol influenciam o seu cocô

O glúten e a lactose também não engordam. Eles dificultam o processo de emagrecimento por mexer com a capacidade do organismo de eliminar toxinas. "Mas a maioria dos produtos que contêm glúten são muito ricos em carboidratos, esses sim engordam se consumidos em excesso", esclarece. 

Quem come glúten ganha barriga? Veja mitos e verdades sobre a proteína

Glúten engorda? Emagrece? Prejudica o cérebro? Médicos ouvidos pelo portal Glúten Contém Informação, lançado para desvendar todos os mistérios que cercam a proteína, esclarecem mitos e verdades sobre o tema que está no centro de polêmicas sobre alimentação saudável


Acesse Notícias

Em tempo record o site mais visitado do Vale do Arinos

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo