A dieta influencia o sistema imunológico?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A dieta influencia o nosso sistema imunológico, prevenindo infecções e processos inflamatórios. Saiba mais detalhes a seguir.

O sistema imunológico desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e da sua capacidade funcional, que depende, em grande parte, da dieta. Isso ocorre porque nosso sistema de defesa precisa de macronutrientes e micronutrientes para o seu bom funcionamento. A seguir, descubra como a dieta influencia o sistema imunológico.

Como a dieta influencia o sistema imunológico

Inúmeros estudos têm demonstrado uma clara associação entre deficiências nutricionais e processos infecciosos e inflamatórios.

De fato, há evidências de que uma nutrição inadequada da mãe, seja por falta ou por excesso, pode afetar a imunidade da criança, especialmente durante os primeiros anos de vida. As consequências metabólicas perduram a longo prazo.

Pelo contrário, uma nutrição adequada durante a infância e a adolescência implica o funcionamento adequado do sistema imunológico na idade adulta. Portanto, entendemos que os carboidratos, gorduras e proteínas desempenham um papel fundamental na resposta imunológica.

Carboidratos

Os carboidratos são importantes para o sistema imunológico pois existe uma relação entre eles e a insulina. Isso pode explicar o efeito dos carboidratos na inflamação.

Foi observado em alguns estudos que o consumo de carboidratos simples e refinados reduz os níveis de fagócitos enquanto aumenta os de citocinas inflamatórias. No entanto, as fibras dos carboidratos complexos, encontradas em frutas e vegetais, parecem reduzir o estado inflamatório.

Proteína

Tanto a qualidade quanto a quantidade de proteína na dieta podem modificar a resposta imunológica. Uma deficiência de proteína pode alterar o crescimento e o reparo celular e aumentar o risco de infecção devido à alteração dos níveis de produção de anticorpos.

A importância da proteína presente na dieta se deve à sua capacidade de fornecer aminoácidos. As deficiências de proteína influenciam as células imunocompetentes, alterando sua capacidade de resposta.

Foi observado que dietas com baixo teor dos aminoácidos triptofano e fenilalanina diminuem a síntese de anticorpos.

A dieta influencia o sistema imunológico

Gordura

Destaca-se o importante papel que as gorduras desempenham na função imunológica. Cada tipo de ácido graxo, os principais componentes das gorduras, possui funções diferentes no sistema imunológico das pessoas.

Por exemplo, dietas obesogênicas – com excesso de gorduras saturadas – têm sido associadas a alterações na resposta inflamatória. Isso leva ao aumento de infecções, independentemente da existência de obesidade ou não.

Por outro lado, os ácidos graxos ômega 3 diminuem os mediadores inflamatórios mais importantes e melhoram a microbiota intestinal. Efeitos semelhantes também foram atribuídos ao ácido oleico.

Com a presença menor de mediadores da inflamação, há uma diminuição na incidência de doenças inflamatórias, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal.

Os micronutrientes da dieta e a sua influência no sistema imunológico

As vitaminas e os minerais desempenham múltiplas funções:

  • Vias metabólicas
  • Regulação do ciclo celular
  • Modulação dos processos de divisão e diferenciação celular
  • Integridade celular de tecidos, epitélios e sistema imunológico.

Por outro lado, o consumo de vitaminas E, C, A, B6, B12, ácido fólico e minerais como ferro, cobre, selênio e zinco, faz com que haja menos infecções devido a:

Os déficits de alguns desses minerais ou vitaminas estão relacionados ao déficit de linfócitos e outros marcadores importantes para o sistema imunológico.

Felizmente, muitas das alterações imunológicas devido aos déficits de micronutrientes melhoram com a suplementação. No entanto, também é necessário tomar cuidado com o excesso de micronutrientes, pois ele pode causar efeitos adversos a nível imunológico.

Vitaminas importantes
Os micronutrientes também influenciam o sistema imunológico, mas é preciso ter cuidado com o seu excesso.

Leia também: Sistema imunológico enfraquecido. Como reconhecer?

Dieta para ter um bom sistema imunológico

Se você deseja ter um sistema imunológico forte que o defenda adequadamente de infecções, será necessário consumir:

  • Frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais, bem como antioxidantes.
  • Leguminosas e grãos integrais para controlar os níveis de insulina.
  • Proteínas animais e vegetais para evitar a deficiência desses nutrientes.
  • Gorduras de peixes azuis, oleaginosas e azeite de oliva extravirgem.

Fonte: R7

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️