A geleia real não melhora a imunidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A apicultura é a ciência e a arte da criação de abelhas. Um produto obtido por meio desse processo é a geleia real. No momento atual da pandemia de coronavírus, muitos se perguntam se essa geleia é capaz de apoiar o nosso sistema imunológico.

Mel, própolis e geleia real são substâncias produzidas pelas abelhas. Graças aos seus componentes ativos, eles são muito interessantes como reforços do estado nutricional das pessoas. A geleia real não melhora a imunidade, mas ela tem sido associada à atividade antibacteriana, anti-inflamatória, desinfetante e antioxidante.

O que é a geleia real?

A geleia real é uma substância secretada pelas abelhas operárias. É conhecida como um superalimento que serve para nutrir as larvas nos três primeiros dias de vida e as abelhas rainhas ao longo da sua existência. 

Para os seres humanos, é um remédio tradicional há muitos anos, especialmente na apiterapia asiática e no Egito Antigo. Atualmente, é amplamente utilizada no campo farmacêutico e dos cosméticos.

Quais são as suas propriedades benéficas para a saúde?

A composição nutricional da geleia real é muito completa e possui uma alta concentração de nutrientes. É composta por água, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas – especialmente do complexo B – e alguns minerais. Além disso, mais de cem outros componentes orgânicos foram detectados, dentre os quais se destacam a royalactina e alguns flavonoides. 

Todos eles são responsáveis ​​por fornecer à geleia real uma série de propriedades que podem ser muito benéficas em determinadas ocasiões. Devido à alta presença de flavonoides, o destaque desta substância é que ela pode funcionar como:

  • Antioxidante
  • Moduladora do envelhecimento
  • Anti-inflamatória
  • Neurotrópica
Criação de abelhas
A geleia real é um produto da apicultura que, na natureza, serve de alimento para a abelha rainha.

 Não deixe de ler: Benefícios e propriedades da geleia real

Quando ela pode nos ajudar?

Como vimos, a geleia real é um alimento muito nutritivo, embora no caso dos seres humanos ela deva ser tratada como um complemento alimentar a ser usado em certas ocasiões, conforme detalharemos a seguir.

Convalescença e demanda física e mental

A geleia real pode estimular funções mentais e físicas em pessoas mais velhas. Um estudo da Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine revela que, após serem tratados com geleia real, os ratos do experimento apresentaram um nível mais baixo de hormônios do estresse.  Na análise humana, foi observada uma melhora da saúde mental em seres humanos após a ingestão de geleia real por 6 meses.

Regeneração e cicatrização de tecidos

A geleia real pode melhorar a cicatrização de feridas. Em estudos in vivo e in vitro, observou-se que a geleia real encurta o período de cicatrização de feridas e lesões de pele descamadas. A nível tópico e internamente, seria útil para o problema de origem inflamatória dérmica. 

Atividade antibacteriana

A literatura científica disponibiliza um vasto conteúdo sobre a atividade antibacteriana da geleia real e alguns de seus componentes, principalmente contra bactérias gram-positivas. Porém, este não é o caso das bactérias gram-negativas, contra as quais a sua eficácia é bastante reduzida. 

Além disso, outros estudos associaram a geleia real ao efeito antimicrobiano contra algumas bactérias altamente resistentes aos antibióticos tradicionais. Um exemplo deles é o Staphilococcus aureus. Mais pesquisas são necessárias neste campo, uma vez que um dos principais problemas de saúde atualmente é a resistência bacteriana. 

Redução do estresse oxidativo

Uma das propriedades mais promissoras da geleia real é sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Isso foi demonstrado em diferentes estudos realizados com animais, incluindo, por exemplo, o publicado na revista Neuroscience LettersAinda é necessário avançar nos testes em humanos, mas por enquanto os resultados parecem promissores.

Fortalecer o sistema imunológico
O uso da geleia real como opção terapêutica é promissor. No entanto, são necessários mais estudos em humanos para comprovar os seus benefícios.

A geleia real não melhora a imunidade

A geleia real possui propriedades antibacterianas, o que a torna um bom adjuvante contra esse tipo de infecção. Ou, pelo menos, abre um amplo campo de pesquisa que precisa ser mais explorado.

Mas o mesmo não pode ser dito, no momento, sobre a suposta capacidade de apoiar o sistema imunológico. Seria arriscado afirmar que a geleia real é boa para o sistema imunológico quando os estudos disponíveis não apontam nessa direção. São necessárias mais pesquisas para fazer recomendações com segurança à população.

As melhores diretrizes que podemos seguir para manter nosso sistema imunológico forte e saudável são:

  • Manter uma dieta saudável e suficiente, baseada em alimentos frescos que nos fornecerão todos os nutrientes necessários. 
  • Consumir alimentos ricos em probióticos e prebióticos, importantes para a flora intestinal. 
  • Fazer exercícios físicos e se manter ativo no dia a dia.
  • Dormir o suficiente.
  • Evitar o estresse tanto quanto possível. 
  • Alguns suplementos podem nos ajudar, mas antes de consumi-los, é importante consultar um médico para verificar se há alguma contraindicação no seu caso específico, especialmente se estiver fazendo uso de alguma medicação.
  • Não há evidências de que a geleia real melhora a imunidade

    A geleia real, assim como o própolis e o mel, é muito rica em componentes ativos, como ácido fenólico, terpenos e enzimas. Isso lhe confere propriedades nutricionais e proporciona benefícios para o nosso corpo. 

    As pesquisas científicas são promissoras. No entanto, no momento, são necessários mais estudos com seres humanos para comprovar suas propriedades e a segurança desse suplemento alimentar. Por enquanto, diante de infecções confirmadas ou suspeita de sintomas, o ideal é consultar um profissional de saúde para obter o aconselhamento adequado.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️