Alunas do curso de Geografia da UAB de Juara têm artigo publicado em revista científica do Canadá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Em Juara, quatro alunas do Curso de Geografia do polo da UAB EAD de 2017/2 realizaram um trabalho que foi reconhecido e publicado me importante revista cientifica do Canadá.

O trabalho realizado era para obtenção de nota da disciplina de Geomorfologia, ministrada pelo Prof Adilson Ribeiro de Cáceres, que uma vez no semestre, ministra aula presencial em Juara.

Um sua última aula pediu aos alunos, um artigo científico a respeito dos recursos hídricos de Juara, quando então, esse grupo de alunas desenvolveram o artigo sobre as atividades no Rio Arinos, com ajuda da tutora presencial de Juara , Profa Camila Máximo.

Para surpressa das alunas, o artigo após publicado foi replicado numa revista cientifica canadense.

Leia o Artigo publicado:Análise dos impactos causados pela população nas margens do Rio Arinos – publicado (1)

A revista Research, Society and Development é uma publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, através da publicação dos resultados que ocorreram em diferentes áreas. Trata-se de um periódico mensal, que publica vários tipos de manuscrito, como artigos científicos, revisões e ensino de casos em diversas áreas do conhecimento.

Link: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/issue/view/64

A notícia da publicação nessa importante revista chegou no dia 29 de maio, através de um email que as alunas receberam parabenizando-as e anunciando que o trabalho foi escolhido para ser publicação no Canadá e que antes, haveria de passar por uma revisão contextual e que após adequações e correções, seria publicado e a finalização.

Quando publicado, o professor de hidrogeografia de Cuiabá comunicou, que o artigo havia sido publicado e enviou o link da matéria, informou a aluna Daniela da Silva Almeida.

As quatro alunas ficaram extremamente supressas e felizes por terem escolhido um tema tão interessante, que divulga o nosso município e no texto mostra os impactos negativos que acontecem nos locais, mas, no entanto, a preocupação é preservar o local e valoriza-lo. Outro ponto abordado é sobre a participação popular na fiscalização das ações para a natureza ser preservada, explicou a aluna Fernanda Moraes da Rosa a Rádio Tucunaré.

A Aluna Patrícia Luiza da Silva conta, que ela e suas colegas realizaram o trabalho “Os Impactos do Homens às margens do Rio Arinos” e a coleta de informações se deu quando foram até próximo ao balneário conhecido como Balsa e começaram a analisar os impactos negativos causados pelos seres humanos, nas margens desse rio, visto que o rio passa próximo do centro urbano e é local de laser e pesca.

O que levou a alunas a escolherem esse tema se deve ao curso de geografia, que estuda a terra e as nações da sociedade então, os assuntos e o foco são relacionados ao meio ambiente, e por isso, o Rio Arinos foi considerado o lugar ideal para essa pesquisa, porque além de ser o maior rio da região representa um maior recurso natural muito importante para Juara, tanto culturalmente quanto socialmente, disse a aluna Rafaela Lopes de Souza

Com a publicação internacional de seus trabalhos as quatro alunas Patrícia Luiza da Silva, Fernanda Moraes da Rosa, Rafaela Lopes de Souza e Daniela da Silva Almeida ficaram muito motivadas.

O mundo não será o mesmo após a pandemia e o mundo online começa a ganhar força e respeito que merece.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️